O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Para torná-lo cada vez mais eficiente, os produtores estão sempre procurando aprimorar e modernizar as técnicas agrícolas. E uma das maneiras mais efetivas de fazer isso é utilizar uma fonte de energia de alto desempenho, como o GLP.
Quer saber qual é o papel do GLP na criação de técnicas agrícolas mais produtivas, quais são as vantagens de utilizá-lo na agricultura e como fazer a implementação em seu negócio? Então é só continuar a leitura deste artigo!
O papel do GLP na modernização das técnicas agrícolas
Para que as atividades do agronegócio sejam desempenhadas com a máxima produtividade, é importante contar com uma fonte de energia eficiente e econômica, que permita um controle apurado da temperatura e que seja versátil, podendo ser utilizada em diversos processos. Tudo isso é possível ao adotar o GLP.
GLP é o Gás Liquefeito de Petróleo, popularmente conhecido como gás de cozinha, mas que vai muito além disso. No agronegócio, ele pode ser utilizado para alimentar geradores, empilhadeiras, bombas d’água, cortadores de grama, aquecedores, mini tratores, trituradores, sistemas de irrigação, entre outros equipamentos.
Além disso, ele pode ser usado em uma série de outros processos, como a secagem de grãos e sementes, a climatização de estufas, a torrefação de café, a desidratação de frutos e muitas outras aplicações, como detalharemos melhor ao longo do texto.
Os benefícios são muitos. Por ter alto poder calorífico, permite controlar melhor a temperatura e melhora a qualidade das sementes e dos grãos produzidos, evitando quebras e opacidade.
Esse potencial elevado de gerar calor leva a um ganho na produtividade que pode ser de 20 a 30%. Inclusive, é possível modular a chama de acordo com a produção, o que traz mais eficiência e economia para o agricultor.
O gás pode ser tranquilamente usado até mesmo em ambientes fechados. Afinal, como sua queima é limpa, sem emissão de fuligem ou componentes tóxicos, o GLP não prejudica a saúde dos trabalhadores.
Leia também: Maturação de frutos com gás GLP: saiba mais
Vantagens do GLP na agricultura
Quando comparado a outras fontes de energia comumente utilizadas na indústria, o GLP leva vantagem por ter um potencial de gerar calor mais alto, ser mais econômico e sustentável e ter alta capilaridade, podendo chegar a qualquer região do Brasil. A seguir, explicaremos com mais detalhes os benefícios de usar GLP na agricultura.
Eficiência energética
O GLP é um combustível de alto poder calorífico. Ele é capaz de alcançar temperaturas elevadas em menos tempo e gastando menos energia quando comparado com outras matrizes energéticas (como a eletricidade, o gás natural, a lenha e o carvão).
Por esse motivo, apresenta um excelente desempenho e traz mais eficiência aos processos do agronegócio, que podem ser executados mais rapidamente e de maneira mais econômica. E isso nos leva diretamente ao próximo tópico: a redução de custos!
Redução de custos operacionais
Como dito, o GLP é extremamente eficiente e permite produzir muito mais consumindo menos combustível. Além disso, tem outra vantagem: sua tarifa costuma ser menor do que a da eletricidade e até do gás natural. Tudo isso faz com que seu custo-benefício seja muito bom!
Assim, a adoção do GLP como fonte de energia no agronegócio permite reduzir os custos operacionais e, dessa forma, aumentar a lucratividade.
Sustentabilidade
Outra vantagem do GLP que não podemos deixar de citar é a sua sustentabilidade. Sua queima é limpa e segura, com baixa emissão de poluentes e sem resíduos ou fuligem. Além disso, os gases que o compõem (basicamente butano e propano) não participam do efeito estufa.
Por essas razões, é uma alternativa mais sustentável que outras fontes de energia como o carvão e a lenha, por exemplo. Com uma demanda crescente por práticas agrícolas de menor impacto ambiental, esse fator é decisivo para o uso do GLP no agronegócio.
Principais aplicações do GLP em técnicas agrícolas
Como é possível modernizar as técnicas agrícolas usando GLP? De várias maneiras! Conheça algumas das principais aplicações do GLP na agricultura a seguir:
Irrigação
O GLP pode ser utilizado para otimizar sistemas de irrigação. Por exemplo, sistemas de bombeamento que usam GLP como fonte energética podem ser usados para elevar a água de fontes naturais, como poços ou rios, para os sistemas de irrigação.
Geradores que funcionam com GLP também podem ser empregados para alimentar bombas de água e garantir o fornecimento constante para as plantações.
Combate contra pragas e erva daninha
O GLP também tem um papel fundamental no combate a pragas e ervas daninhas, como uma alternativa a pesticidas e herbicidas. Ele é usado para alimentar um equipamento que utiliza o calor para eliminar fungos, bactérias, insetos e ervas daninhas.
Essa técnica agrícola de queima de pragas é uma novidade muito bem-vinda, já que evita o excesso de agrotóxicos nos alimentos. Além disso, não cria resistência dos micro-organismos nem causa erosão no solo.
Maquinário agrícola
Existem diversos equipamentos usados no agronegócio que são abastecidos com GLP. É o caso, por exemplo, de empilhadeiras, de máquinas secadoras e de equipamentos de esterilização.
Leia também: Como otimizar o ciclo de refrigeração no agronegócio?
Climatização de ambientes e aquecimento de água
O GLP é amplamente utilizado na climatização de ambientes. Por exemplo, como proporciona uma temperatura uniforme, é possível usá-lo para aquecer estufas de plantas e climatizar aviários para garantir que as aves se desenvolvam da maneira adequada. Além disso, pode ser usado para aquecer água, algo necessário para diversas atividades na agropecuária.
Esterilização
As atividades da agropecuária têm alta propensão à proliferação de micro-organismos que podem arruinar a produção e levar a altos prejuízos. Para evitar esse problema, é possível utilizar o GLP nos processos de higienização e de esterilização de equipamentos, utensílios e superfícies. Os equipamentos de esterilização a gás são mais eficientes, sendo uma boa escolha.
Armazenamento e secagem de produtos
Finalmente, o GLP também pode ser utilizado em processos pós-colheita. Por exemplo, ele serve como combustível para as empilhadeiras, que são essenciais para o armazenamento dos produtos em galpões.
Outra aplicação bastante comum do gás é na secagem de grãos e sementes para evitar perdas ocasionadas por fungos ou germinação precoce.
Esse processo exige um controle de temperatura muito apurado, algo que é possível com o GLP graças ao seu alto poder calorífico. Além disso, a secagem com GLP não deixa sabor ou odor nos grãos. Dessa forma, a qualidade do produto final é garantida.
O GLP pode, ainda, ser usado para a secagem de algodão e para a desidratação de folhas, cascas e frutos, atividades que também exigem controle da temperatura e que podem ser feitas com eficiência usando o gás como combustível.
Como implementar o GLP na agricultura?
Depois de ler até aqui, você já está por dentro das aplicações do GLP na agricultura e de suas vantagens. Só falta compreender como fazer a transição e adotar o uso de GLP em seu negócio.
O primeiro passo é contatar uma empresa para realizar a instalação e o fornecimento de GLP, como a Consigaz. O projeto é feito de maneira personalizada, de acordo com as características do local e das necessidades do negócio.
Numa data previamente marcada, a equipe responsável faz a instalação da central de gás e dos tanques estacionários no local escolhido, que são dimensionados conforme a demanda. Além disso, realiza todos os testes, como o de estanqueidade, para garantir que não haja vazamentos. Após todas essas etapas, o engenheiro emite a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e os demais laudos necessários, liberando o uso do gás.
O fornecimento de GLP é feito por meio do sistema Bobtail. O combustível é transferido do caminhão abastecedor diretamente para os tanques estacionários, com total praticidade e segurança. A vantagem é que o abastecimento é feito de modo programado, sem necessidade de interrupção das atividades.
De tempos em tempos, é preciso realizar uma manutenção preventiva nas instalações de gás para garantir um uso seguro. Daí a importância de contar com o suporte de uma empresa de confiança.
Leia também: Conheça a importância do aquecimento de estufa de aviários
Conte com a Consigaz para modernizar as técnicas agrícolas em seu negócio
Neste post, explicamos como o GLP pode favorecer a modernização das técnicas agrícolas utilizadas no agronegócio, as vantagens de adotá-lo como combustível e como realizar a transição de fontes de energia menos eficientes para GLP.
O próximo passo é contratar uma empresa confiável para realizar a instalação de GLP em seu negócio, como a Consigaz. Há mais de 40 anos, somos especialistas nos serviços de instalação e distribuição de GLP para o agronegócio, empresas, indústrias e condomínios.
Além de um serviço e de um atendimento de excelência, ainda contamos com o exclusivo App da Consigaz, disponível para clientes pessoas jurídicas e Conta SIM. Com o aplicativo, é muito mais fácil controlar o consumo de gás e solicitar qualquer tipo de serviço. Também é possível consultar e pagar faturas e acionar o suporte com muita praticidade.
Quer a ajuda da Consigaz para modernizar as técnicas agrícolas utilizadas em seu negócio e obter melhores resultados? Então visite o nosso site e peça um orçamento.