O gás é um dos insumos mais importantes para restaurantes, já que a maior parte das atividades realizadas nesses estabelecimentos dependem do uso de gás. Ele é utilizado não só para cozinhar ou assar alimentos e preparar as mais saborosas receitas, como também no aquecimento da água para higienização e na manutenção da temperatura adequada para vários equipamentos da cozinha, dentre outras funções.

A grande questão é que muitos donos de restaurantes têm dúvidas sobre qual tipo de gás escolher. Afinal, qual é mais vantajoso, o gás natural ou o GLP para restaurante?

Neste post, a gente explica a diferença entre os dois tipos de gás e comenta os benefícios do GLP para restaurantes, seja em relação ao custo-benefício, à praticidade ou à segurança. Confira!

O que é GLP?

O GLP, também conhecido pelo “apelido” de gás de cozinha, é o Gás Liquefeito de Petróleo.  Ele é composto por uma mistura de butano e propano obtido a partir do refino do petróleo cru, mas também pode ser produzido a partir das reservas de gás natural.

Trata-se de um gás que, quando está sob pressão, passa para o seu estado líquido, o que viabiliza seu transporte e comercialização em cilindros ou botijões. Por isso, é um insumo que chega em qualquer lugar do Brasil, por mais distante que seja das grandes metrópoles.  

Apesar de ser amplamente utilizado na cocção de alimentos, essa não é sua única função em um restaurante. Pelo contrário, o GLP é um gás extremamente versátil e seguro, desde que seja instalado e armazenado da maneira adequada.

Por causa de sua versatilidade, o gás GLP é essencial para o funcionamento do restaurante, já que mantém a temperatura dos equipamentos utilizados na cozinha e oferece um alto poder calorífico e um aquecimento homogêneo, garantindo receitas muito mais gostosas.   

Quais os benefícios do GLP para restaurante?

Economia

Uma das principais vantagens de se utilizar o GLP para restaurante é a economia. Trata-se de uma fonte de energia com um excelente custo-benefício quando comparado com outras fontes, como, por exemplo, a eletricidade.

Equipamentos elétricos como fogões, fornos e churrasqueiras gastam muita energia. Como a demanda dos restaurantes é constante e os aparelhos precisam funcionar em alta potência para dar conta, a conta de luz pode ser um grande empecilho, causando um impacto negativo na lucratividade do restaurante.  

Isso não acontece quando se opta pelos equipamentos a gás GLP. Eles são mais econômicos porque conseguem produzir mais calor gastando menos. Além disso, a tarifa do GLP costuma ser mais baixa do que a da eletricidade. Só para você ter uma ideia da economia, os fornos a gás mais modernos são capazes de diminuir o consumo de energia elétrica em restaurantes em até 50%!

Controle de uso

Outro benefício do uso do GLP para restaurante é a possibilidade de controlar o consumo. O controle do uso da energia elétrica num restaurante é muito complicado, uma vez que as tarifas não são fixas. Assim, é bem comum que a conta de luz venha mais alta do que se imaginava, prejudicando a lucratividade.

Com o GLP, o dono do restaurante não corre esse perigo, porque, com o fornecimento de gás a granel, é possível saber exatamente quanto está se pagando e calcular o consumo de modo mais preciso, evitando surpresinhas desagradáveis no fim do mês.

Eficiência

Por fim, não podemos deixar de mencionar a eficiência do gás GLP quando comparado a outras fontes de energia. Por ter um alto poder calorífico, o GLP gera mais energia gastando muito menos.

Por exemplo, o potencial calorífico de um quilo de GLP é dez vezes superior ao do quilowatt, portanto, o gás GLP é muito mais eficiente do que a energia elétrica, além de mais econômico. Quando comparamos com o gás natural, o GLP também leva vantagem. Afinal, enquanto um quilograma de gás GLP libera 11.750 quilocalorias de energia, a mesma quantidade de gás natural libera apenas 9.400 quilocalorias. Como você pode ver, é preciso gastar mais gás natural para conseguir a mesma quantidade de energia que o GLP fornece.

Quais as diferenças entre o GLP e gás natural?

A diferença mais significativa entre o gás natural e o GLP para restaurante é a eficiência energética. Conforme explicamos no tópico anterior, o GLP é mais eficiente do que o gás natural e, portanto, acaba sendo a alternativa mais econômica para os restaurantes. Seu uso tem melhor custo-benefício, aumenta a produtividade e melhora a lucratividade do estabelecimento.  

Além disso, uma vez instalado o gás natural, o consumidor não possui opções de fornecedores ou comparação de preço, ficando preso apenas a um único fornecedor.

Outra grande vantagem do GLP para restaurante é sua capilaridade. Como ele é transportado em seu estado líquido dentro de cilindros ou botijões, consegue chegar em todas as regiões do Brasil. O mesmo não ocorre com o gás natural, que precisa ser distribuído através de gasodutos e não chega a todos os locais do país, visto que muitos lugares não contam com a rede canalizada necessária para o abastecimento com gás natural. Isso quer dizer que não faz diferença se seu restaurante fica numa grande cidade ou num vilarejo no interior do país: o GLP chegará até ele.

Como é feita a instalação do gás GLP para restaurante?

O primeiro passo para a instalação do gás GLP no restaurante é escolher uma empresa fornecedora séria e responsável, como a Consigaz. Essa empresa fornecerá um projeto de instalação sob medida para o restaurante, de acordo com o espaço disponível, a planta do local e o perfil de uso.

É essencial que as normas de segurança sejam cumpridas durante o processo, como, por exemplo, a norma do Corpo de Bombeiros e as da ABNT. Também é necessário realizar testes e regulagens de equipamentos, para garantir que está tudo dentro da conformidade. Essa etapa é muito importante, já que uma instalação incorreta pode acarretar problemas como vazamentos de gás ou até mesmo incêndios.

Outra precaução é garantir que a área destinada para a central de gás conste na planta baixa, e que os cilindros de GLP fiquem no exterior do estabelecimento, sempre em lugares arejados. É proibido instalar gás GLP em ambientes fechados, pois, em caso de vazamento, não teria como o gás se dissipar.

O fornecimento do GLP para o restaurante também é personalizado, de acordo com a demanda. O abastecimento é feito a granel: o GLP é transferido do veículo abastecedor para um tanque fixo instalado no restaurante e dimensionado respeitando as necessidades de consumo. O fornecimento de gás a granel é realizado de forma contínua, segura e programada, sem risco de interrupções e outros imprevistos.

Ao contratar uma empresa para instalar e fornecer o GLP para restaurante, é necessário escolher uma que cumpra as normas de segurança e conte com profissionais qualificados para a instalação. Verifique também se ela oferece assistência técnica e manutenção preventiva.

Se você está procurando a melhor opção de GLP para restaurante, conheça a Consigaz. A Consigaz oferece os melhores serviços em instalação de GLP e dá todo o suporte necessário, promovendo um fornecimento seguro, ininterrupto e de excelente custo-benefício.

Se você se interessou pelo serviço de GLP para restaurante e deseja saber mais, clique no banner e conheça todos os benefícios que a Consigaz oferece para as empresas!