Muita gente conhece o GLP pela sua nomenclatura popular, gás de cozinha. Mas engana-se quem pensa que o combustível se restringe ao uso doméstico, no cozimento de alimentos. Pelo contrário: trata-se de uma fonte de energia versátil, que é usada em vários setores e processos industriais. Isso inclui a indústria farmacêutica, fundamental para a saúde e o bem-estar da população.

Neste post, vamos explicar quais são as principais aplicações do GLP nesse importante setor da indústria e quais benefícios ele traz. Também vamos ensinar como escolher uma empresa confiável para fornecer GLP industrial.

Conheça o GLP

Antes de mais nada, deixe-nos apresentar o GLP: trata-se da sigla de Gás Liquefeito de Petróleo, um combustível largamente utilizado no Brasil inteiro. Ele é composto por uma mistura dos hidrocarbonetos butano, propano e pentano, e sua origem é o refino do petróleo cru. Ele também pode ser um subproduto da produção de gás natural.

O GLP tem diversas características especiais que o tornam muito vantajoso para o uso industrial em comparação com outras fontes de energia, como a gasolina, o diesel, o carvão, a lenha, o gás natural e a energia elétrica. É o caso, por exemplo, da eficiência, do desempenho e do custo-benefício.  

Esse gás é muito versátil, que alcança todas as regiões do país e pode ser empregado em uma série de processos industriais. Além de alimentar as máquinas e equipamentos, ele costuma ser usado para esterilizar materiais, esquentar água e fluidos, gerar vapor, climatizar ambientes e mais uma infinidade de atividades industriais.

Mas é a eficiência energética a principal marca do GLP. Algumas fontes de energia, como a lenha e o carvão, geram perdas em sua queima, com dissipação de energia para o ambiente. Isso não ocorre na combustão do GLP. Além disso, seu alto poder calorífico aumenta o desempenho e permite produzir muito mais, gastando menos combustível.  

Seu custo-benefício e a economia que ele proporciona também favorecem muito as indústrias. De acordo com dados do Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo), o valor do GLP chega a ser entre 30% e 40% inferior ao da eletricidade.  

Todas essas particularidades do GLP fazem com que ele seja uma das fontes de energia mais indicadas para o uso industrial. A seguir, vamos apresentar os principais usos desse combustível na indústria farmacêutica.

Aplicações do GLP na indústria farmacêutica

Graças à sua enorme versatilidade, o GLP tem diversas aplicações na indústria farmacêutica. Uma das principais é o aquecimento de água e fluidos para garantir sua pureza, algo necessário para a qualidade do produto final.  

O gás também é muito útil em processos de secagem de produtos acabados e semiacabados, bem como em processos de sanitização e esterilização.

O GLP também é usado em caldeiras para geração de vapor e na alimentação do maquinário usado na linha de produção de medicamentos e nos laboratórios.  Por ser um combustível de queima total e não emitir poluentes, o gás assegura um elevado grau de pureza no preparo das substâncias.

Leia também: Tire todas as suas dúvidas sobre gás GLP

Benefícios do GLP na indústria farmacêutica

Agora que você já sabe o que é GLP, quais são seus diferenciais e suas aplicações na indústria farmacêutica, vamos falar sobre os benefícios que ele traz aos processos industriais. Alguns dos principais são:

Versatilidade

O GLP é conhecido pela sua grande versatilidade. Da esterilização de materiais até o aquecimento de água e de fluidos usados na indústria, passando por processos de secagem e pela geração de vapor, o gás pode ser usado para diversas atividades na indústria farmacêutica! Ele também é uma excelente fonte de energia para alimentar equipamentos e máquinas usados nos processos industriais.

Bom custo-benefício

O custo-benefício do GLP é outra de suas maiores vantagens. Além de ter um preço competitivo quando comparado com outras fontes energéticas, o GLP é muito eficiente e gera mais energia consumindo menos combustível. Assim, a indústria pode produzir mais gastando menos, e economizar.

Maior eficiência energética

E por falar em eficiência, eis o maior benefício do GLP para a indústria farmacêutica! Em comparação com outras fontes de energia, como o gás natural e a eletricidade, esse combustível é muito mais eficiente, já que tem maior potencial de gerar calor.

É possível produzir mais energia usando menos quantidade de gás. Isso o torna um combustível de alto desempenho e maior eficiência energética.

Sustentabilidade

O GLP é um combustível ecologicamente correto. Sua queima é limpa e não polui a atmosfera nem o solo. Também não há resíduos ou fuligem. Além disso, seu uso permite reduzir a pegada de carbono (já que elimina a necessidade de utilizar carvão ou lenha). Todas essas características o tornam uma fonte de energia mais sustentável.

Preservação da vida útil do maquinário

Justamente pelo fato de produzir uma queima limpa, sem emissão de resíduos poluentes, o GLP ajuda a preservar os equipamentos e máquinas, contribuindo para sua durabilidade.

Conservação das matérias-primas

Os insumos usados na indústria farmacêutica costumam ser muito sensíveis. A combustão limpa e sem resíduos do GLP o torna seguro para o uso em ambientes fechados e evita a contaminação das matérias-primas, o que se reflete na qualidade do produto final.

Conforto operacional

Para os trabalhadores da indústria farmacêutica, o uso do GLP também traz vantagens, já que oferece mais conforto durante as operações. Os motores a gás geralmente fazem menos barulho do que os motores a combustão. Isso torna as atividades mais silenciosas, melhora as condições de trabalho na indústria e evita danos à audição dos profissionais.

Fácil administração

É fácil adquirir e armazenar o GLP e controlar seu uso, já que ele é armazenado em cilindros. Isso evita que haja falta de energia e interrupções da produção, algo extremamente prejudicial para as operações de uma indústria.

Praticidade

O abastecimento de GLP para indústrias normalmente é feito por meio de um sistema de fornecimento de gás a granel, de maneira programada e constante. Assim, não é preciso se preocupar com nada, já que a própria empresa fornecedora se encarrega de abastecer a indústria nas datas combinadas, com total praticidade.

 Controle do consumo

Ao adotar o uso do GLP, paga-se apenas por aquilo que efetivamente consumir. Isso não ocorre com fontes de energia como o gás natural, em que há uma taxa fixa cobrada independentemente do uso. 

Isso permite à indústria controlar melhor o consumo e ter mais previsibilidade orçamentária, levando em conta a sazonalidade do setor e os momentos de alta ou queda na produção.  

Nível de energia constante

Outras fontes, como a lenha, são instáveis e sofrem oscilações caloríficas. Isso não acontece com o GLP, que proporciona um nível energético estável e constante, sem oscilações nem interrupções. Isso pode fazer toda a diferença na produção.

Controle de temperatura

Algumas fontes de energia não permitem um controle muito apurado da temperatura e das chamas. Isso é um problema para as indústrias, já que algumas atividades exigem temperaturas específicas, e qualquer desequilíbrio pode prejudicar a qualidade do produto final. Graças ao alto poder calorífico do GLP, o controle é muito mais preciso.

Capilaridade

Leia também: Caldeira a gás: entenda o que é e como funciona

O GLP é facilmente comercializado e transportado em cilindros de gases industriais, e chega a qualquer ponto do Brasil, independentemente da distância. Essa caraterística é fundamental para o uso em indústrias, que normalmente estão instaladas em regiões mais afastadas dos centros urbanos.

Como escolher um fornecedor de GLP?

É importante, por exemplo, verificar a duração do contrato, quais serviços estão incluídos e como é feito o fornecimento de GLP industrial. Escolher uma empresa que faça abastecimento a granel é sempre a opção mais prática e segura, já que garante um fornecimento constante, sem interrupção, e evita que uma eventual falta de energia paralise a produção. Além da praticidade, o sistema a granel garante o aproveitamento total do GLP, sem desperdícios, o que gera economia.

Provavelmente você já se convenceu das vantagens do GLP para a indústria farmacêutica. Agora, vamos explicar que critérios você deve considerar na hora de escolher uma empresa fornecedora de GLP.

Também é importante pesquisar avaliações e recomendações em sites como o Reclame Aqui e nas mídias sociais. Os comentários de clientes são um excelente termômetro para mensurar a reputação e a credibilidade da empresa.

Outro critério inegociável é a segurança! É preciso se certificar de que a empresa escolhida siga todas as normas de segurança da ABNT e do Corpo de Bombeiros e utilize materiais aprovados pelo INMETRO. Atente também para o projeto de instalação, que deve ser assinado pelo responsável técnico da área.

O atendimento é outro fator que merece consideração. Escolha uma empresa que ofereça suporte e assistência técnica, e que tenha um pós-venda de qualidade. Finalmente, leve em conta o custo-benefício! Escolha um fornecedor que pratique preços competitivos, mas tome cuidado com valores muito abaixo da média do mercado.

Ao analisar todos os requisitos listados acima, fica claro que a melhor fornecedora de GLP para a indústria farmacêutica é a Consigaz. Somos especialistas em instalação e abastecimento de gás GLP, inclusive para uso industrial. Graças aos mais de 40 anos de experiência na área, somos referência em fornecimento de GLP para indústrias. Visite nosso site e conheça nossos serviços.