Sempre que se fala nas vantagens do GLP, uma das principais características mencionadas é a eficiência promovida pelo alto poder calorífico do gás. Mas, afinal, você sabe exatamente o que é esse tal poder calorífico e por que ele é tão relevante?

Se você ainda tem dúvida sobre esse assunto, não se preocupe: neste post, vamos explicar do que se trata esse “superpoder” do GLP e por que seu potencial de gerar calor o torna tão atrativo para uso residencial, comercial e industrial!

O que é o gás GLP?

Antes de explicar a fundo o que é poder calorífico e por que ele é tão importante, é bom relembrar o que é GLP. Em linhas gerais, o GLP ou Gás Liquefeito do Petróleo é o famoso gás de cozinha, embora também seja usado para várias outras funções.

O GLP resulta da separação de frações mais leves do petróleo durante seu refino, e sua composição consiste basicamente de uma mistura dos hidrocarbonetos butano e propano. Quando está em seu estado líquido, ele pode ser transportado em botijões de gás ou cilindros, o que o torna muito acessível e facilmente comercializado para o Brasil inteiro.

As vantagens de seu uso são inúmeras. Entre as principais, estão seu alto desempenho, a queima limpa e segura que ele promove, sua versatilidade e, é claro, a estrela deste post: seu alto poder calorífico, que o torna uma opção eficiente e com um custo-benefício difícil de superar.

Quais as diferenças entre gás natural e GLP?

Apesar de muitas pessoas confundirem o GLP com o gás natural, trata-se de são gases completamente diferentes. É preciso entender quais são as diferenças, já que elas influenciam nos modelos de equipamentos a gás utilizados e, principalmente, no valor da conta de energia, visto que o custo-benefício do GLP é muito superior.

A primeira grande diferença está na composição química. Enquanto o GLP é composto por butano e propano, a composição do gás natural é 90% de metano. A forma de comercialização também é distinta: o GLP é vendido em botijões no estado líquido (ou abastecido a granel) e o gás natural é encanado, dependendo de tubulações que não chegam a todos os locais do país. Isso faz com que o GLP tenha capilaridade muito maior e esteja disponível em todas as regiões.

Porém, não há como negar que a diferença mais significativa entre o GLP e o gás natural é o desempenho. Graças ao seu alto poder calorífico, ele gera mais calor gastando menos, o que o torna muito mais eficiente, econômico e benéfico do que o gás natural. A seguir, vamos mostrar a comparação entre os potenciais caloríficos das principais fontes de energia e você vai entender melhor.

Poder calorífico das principais fontes de energia

Mas então, o que é poder calorífico? O termo se refere à quantidade de energia que é liberada por um combustível em seu processo de oxidação, ou seja, a quantidade de energia em potencial que ele pode gerar.

Nem toda fonte energética tem o mesmo poder calorífico. Elas têm potenciais que podem ser maiores ou menores, e isso faz toda a diferença para a eficiência e o desempenho daquela fonte. 

Afinal, insumos com poder calorífico mais baixo não atingem as mesmas temperaturas de fontes de energia de poder calorífico mais alto, além de levar mais tempo para chegar ao seu máximo.

A título de comparação, confira os potenciais caloríficos dos principais combustíveis:

GLP

1kg de GLP é capaz de gerar até 11.750 Kcal.

Diesel

1kg de diesel tem potencial de gerar até 10.200 kcal.

Gás natural

1m³ de gás natural consegue gerar até 9.400 kcal.

Carvão

1kg de carvão tem poder de gerar até 5.000 kcal.

Lenha

1kg de lenha é capaz de gerar até 2.900 kcal.

Eletricidade

1kw de energia elétrica consegue gerar até 860 kcal.

Qual a vantagem do poder calorífico do gás GLP?

Eficiência

Uma fonte de energia com um potencial mais alto de chegar a altas temperaturas resulta em mais eficiência energética, já que é possível gerar mais energia usando menos recursos. Por isso, o GLP tem um desempenho tão superior a outras fontes!  

Produtividade

Como o GLP permite gerar mais calor gastando menos recursos, acaba contribuindo para o aumento da produtividade, já que permite otimizar e agilizar todos os processos que consomem energia.

Controle de temperatura

Com o GLP, é possível atingir altas temperaturas rapidamente, sem perdas de calor ao longo do processo: além de esquentar rápido, ele consegue manter a temperatura constante. Assim, processos que exigem controle de temperatura (como processos industriais e até mesmo para assar alimentos de forma homogênea) podem se beneficiar muito do uso do gás.

Economia

Equipamentos elétricos têm um consumo de energia muito alto, pois, como o poder calorífico da eletricidade é muito menor, é preciso consumir muito desse recurso para gerar toda a energia necessária. O mesmo acontece com outras fontes menos eficientes.

Com o GLP, isso não é um problema: é possível consumir menos energia para atingir altas temperaturas, o que faz dele uma alternativa mais econômica.

Principais aplicações do GLP

Para food service

No food service, o consumo de energia é alto e constante, por isso, a fonte energética utilizada tem que ter um poder calorífico capaz de atender a demanda. Como ele atinge temperaturas bem altas com rapidez, demora menos tempo para cozinhar, aquecer ou assar os pratos, além de gastar menos recursos.

Outro aspecto importante é que certas receitas exigem temperatura homogênea para ficarem no ponto certo. É o caso, por exemplo, de carnes e hambúrgueres, que precisam ficar selados por fora e suculentos por dentro. O alto poder calorífico do GLP permite um controle mais apurado da temperatura, uma grande vantagem para o food service.

Para o condomínio

Em condomínios, o alto poder calorífico do GLP promove mais economia em diferentes atividades, como preparar alimentos em fornos e fogões ou fortalecer aquele churrasco no fim-de-semana.

Além disso, ele pode ser usado para aquecer a água de chuveiros e torneiras, atingindo temperaturas altas e garantindo um fluxo de água quente e constante, com uma economia que pode ser de até 60% em relação aos aquecedores elétricos.

Para a indústria

O alto poder calorífico do GLP resulta num aumento da produtividade nos processos industriais, elimina a necessidade de sobreposições de energia e permite um controle mais preciso da combustão e da temperatura, um fator extremamente importante para várias das operações da indústria. Com o GLP, a indústria ganha eficiência e economiza energia.

Como aproveitar da melhor forma o poder calorífico do GLP?

O alto poder calorífico do GLP traz inúmeras vantagens competitivas, como o maior poder de queima, a agilidade nas operações (já que leva menos tempo para aquecer) e o menor consumo de combustível.

Entretanto, para aproveitar esses diferenciais da melhor forma possível, é preciso contar com a parceria de uma empresa de confiança para instalar e fornecer o gás com segurança e responsabilidade.

Como escolher o melhor fornecedor de gás GLP?

Ao escolher a empresa fornecedora de GLP, é preciso atentar para alguns fatores. O primeiro passo é não embarcar em aventuras! Dê prioridade a empresas com boa reputação e experiência de mercado, que estejam aptas a prestar um serviço de qualidade.

Também é importante prestar atenção ao custo-benefício, para garantir que os serviços oferecidos atendam suas necessidades. E, é claro, há que se prezar pela segurança: tenha a certeza de que a empresa escolhida tem profissionais capacitados e cumpre as normas de segurança exigidas.

A Consigaz é referência em serviços de instalação e abastecimento de GLP há 40 anos.  Nós contamos com profissionais treinados e qualificados para atender indústrias, condomínios e empresas, aliando a melhor qualidade ao custo-benefício mais vantajoso. Visite o nosso site para conhecer de perto todos os serviços disponíveis!