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    Como abrir um restaurante? 8 dicas importantes

    Como abrir um restaurante? 8 dicas importantes

    Maio 10, 2023 Food Service
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    Índice

    Toggle
    • 8 dicas essenciais para abrir um restaurante!
      • Faça uma pesquisa de mercado
      • Analise a concorrência
      • Conheça seu público-alvo
      • Escolha o local do restaurante
      • Crie um plano de negócios
      • Estruture um planejamento de marketing
      • Planeje o cardápio
      • Escolha os equipamentos adequados
    • O que é o gás GLP?
    • Gás GLP para food service
    • Contrate o serviço de abastecimento de GLP para o seu restaurante com a Consigaz

    Ter o próprio negócio é um sonho de muitos brasileiros, e o setor de gastronomia é uma ótima opção. Empreender no food service pode trazer excelentes resultados, mas é necessário um bom planejamento. Neste post, vamos compartilhar 8 dicas de como abrir um restaurante de sucesso!

    8 dicas essenciais para abrir um restaurante!

    Tirar um projeto ambicioso do papel não é nada fácil, ainda mais quando não se tem muita ideia de por onde começar. A seguir, vamos sugerir algumas dicas de como abrir um restaurante que podem ajudar na tarefa de qualquer empreendedor do ramo.

    Faça uma pesquisa de mercado

    O primeiro passo para abrir um restaurante é conduzir uma pesquisa de mercado completa. O objetivo é mapear a demanda, buscar lacunas (por exemplo: que tipo de restaurante está faltando no mercado) e identificar oportunidades que possam ser aproveitadas. Essa pesquisa deve englobar, ainda, os concorrentes diretos e indiretos e também o público, como veremos a seguir.

    Analise a concorrência

    Para que um empreendimento tenha êxito, ele deve oferecer uma experiência melhor do que a concorrência e ter diferenciais que o destaquem. Para isso, é necessário realizar uma análise minuciosa dos concorrentes. Identifique quais são os mais importantes, mapeie os preços praticados em média, identifique falhas e pontos que precisam ser melhorados.  

    Mas atenção: analisar a concorrência não significa apenas procurar defeitos e brechas! É importante também usar outros estabelecimentos como benchmark, entender o que eles fazem que dá certo e se inspirar.

    Conheça seu público-alvo

    Outro ponto crucial é entender que público você pretende alcançar. Existem restaurantes que atendem aos mais diversos perfis, gostos e orçamentos. Para ter sucesso nessa empreitada, é necessário avaliar diversos aspectos a respeito de seus clientes em potencial, como a classe social, a faixa etária, o estilo e as preferências. Assim, será possível montar uma estratégia mais eficiente.

    Escolha o local do restaurante

    Escolher bem o lugar onde o restaurante vai estar localizado é algo fundamental. Cada região ou bairro tem sua própria identidade, e abriga moradores e frequentadores com estilos de vida, poder aquisitivo e hábitos de consumo distintos. Quando se trata de cidades grandes, essa distinção é ainda mais marcante.

    É interessante que o local seja escolhido de acordo com o público-alvo. Assim, será mais fácil atender aos anseios da clientela. Além disso, certifique-se de que a região seja segura e bem localizada, que o empreendimento seja de fácil acesso e que haja estacionamento nos arredores. O ideal é criar o mínimo de empecilhos possível para os consumidores!

    Empresa de gás GLP

    Crie um plano de negócios

    Também é necessário estruturar um plano de negócios para o restaurante, ou seja, o documento que vai nortear as atividades e as tomadas de decisão da nova empresa.

    Um bom plano de negócios deve conter um resumo do projeto, seus objetivos, a definição do público-alvo, informações sobre a estrutura em si, uma estimativa dos custos e do faturamento, uma estimativa do capital inicial que será necessário, uma lista de fornecedores e dos produtos que serão comercializados, entre outros dados.

    Estruture um planejamento de marketing

    Outra dica indispensável: crie um planejamento de marketing viável, realista e bem estruturado. Nele, é preciso detalhar como o serviço será vendido para o público: quais serão os canais usados para promover o restaurante, que campanhas serão feitas, qual será o preço médio das refeições, entre outras informações que serão úteis.

    Planeje o cardápio

    O cardápio é, sem dúvida, a estrela do restaurante, aquilo que vai realmente atrair os clientes. Afinal, não adianta fazer tudo certinho e ter um cardápio insosso, desfalcado e que não empolgue. Na hora de fazer o planejamento, leve em conta a demanda, a sazonalidade dos ingredientes e a preferência dos clientes.

    O ideal é que o cardápio seja equilibrado: ele não deve ser complexo ou variado demais a ponto de gerar desperdício, mas também não pode ser sem graça. Também é legal que as opções combinem entre si, de modo que os ingredientes usados em uma receita possam ser aproveitados em outros pratos.

    E, em tempos de likes, é importante pensar na aparência e na apresentação dos pratos! O mais importante é que a comida seja saborosa, mas, se, além disso, ela for convidativa para os olhos, o restaurante ganha ainda mais pontos com a clientela. Imagine se os pratos forem tão fotogênicos que virem postagens nas mídias sociais e gerem uma divulgação gratuita para o estabelecimento?

    Escolha os equipamentos adequados

    Finalmente, é preciso investir nos equipamentos e utensílios corretos. Vale a pena desembolsar um pouco mais para ter um material de boa qualidade, durável e que não vai deixar você na mão. No fim das contas, o investimento logo se paga, já que não será necessário gastar com conserto e reposição tão cedo!

    Entre os equipamentos que não podem faltar em um restaurante que se preze estão:

    • Fogão industrial
    • Geladeira
    • Freezer
    • Forno
    • Bancada
    • Armários
    • Chapas e/ou fritadeiras
    • Liquidificador
    • Processador de alimentos
    • Exaustor

    Além disso, é necessário que a cozinha esteja bem abastecida com utensílios como facas de diferentes tamanhos, tábuas de corte, panelas, frigideiras, tigelas, potes, talheres, entre outros.

    Aqui, cabe uma dica bônus: na hora de comprar os equipamentos para o restaurante, vale a pena investir nos mais econômicos e eficientes. Assim, você poupa energia e reduz seus custos no longo prazo.

    No caso de equipamentos elétricos, como geladeiras e freezers ou fornos de micro-ondas, a dica é priorizar sempre os eletrodomésticos que contam com o selo A da Aneel, já que eles têm um consumo menor de eletricidade e são mais sustentáveis.

    Já para fornos, fogões, fritadeiras, chapas e churrasqueiras, a melhor escolha é optar por equipamentos que funcionem com gás GLP, que são muito mais vantajosos do que os modelos elétricos ou a gás natural. Quer saber o motivo? Explicaremos a seguir!  

    O que é o gás GLP?

    GLP é a sigla para Gás Liquefeito de Petróleo, um combustível composto por uma mistura dos gases propano e butano e comercializado em sua forma líquida, acondicionado em cilindros ou botijões.

    Provavelmente você conhece o GLP pelo nome “gás de cozinha”. Apesar dessa alcunha, trata-se de um combustível extremamente versátil, que pode ser empregado para as mais variadas funções em um restaurante: aquecimento de água, alimentação de equipamentos como fornos e fogões, processos de pasteurização e até calefação.

    Essa fonte de energia tem várias características que a tornam muito vantajosa, sobretudo para os restaurantes. Afinal, é um gás de alta capilaridade, que pode ser transportado facilmente para qualquer lugar, com alto poder calorífico, ou seja, possui grande capacidade de gerar.

    Além disso, o GLP apresenta um desempenho superior ao de outras matrizes energéticas, já que consegue produzir mais energia gastando menos, o que o torna muito eficiente e econômico! 

    Esses diferenciais são um grande trunfo para restaurantes, que têm um fluxo intenso de clientes todos os dias e uma altíssima demanda por energia. Assim, contar com um combustível de alta performance e um custo-benefício imbatível ajuda o estabelecimento a prosperar.

    Empresa de gás GLP para food service

    Gás GLP para food service

    O setor de food service é um dos que mais se beneficiam do uso do GLP. Afinal, essa é a fonte de energia ideal, uma vez que é limpa, versátil, econômica, eficiente, e com abrangência nacional. Isso significa que o GLP chega a qualquer ponto do Brasil, seja nas capitais, seja nas pequenas cidades. Essa característica é essencial para o setor!

    Além de todas essas vantagens, seu alto poder calorífico permite cozinhar mais rapidamente os alimentos, aumentar a produtividade na cozinha e controlar melhor a temperatura, o que resulta em receitas mais saborosas! 

    Por isso, não tenha dúvidas: entre em contato com a Consigaz para realizar todo o procedimento de instalação e abastecimento de GLP para seu restaurante.

    Além de instalar a central de gás e as tubulações, a Consigaz também se responsabiliza pelo fornecimento do combustível, conforme a demanda do estabelecimento. Graças ao inovador sistema Bobtail de abastecimento a granel, isso é feito com praticidade e de modo personalizado, conforme a necessidade.

    Com o sistema de abastecimento de gás a granel, o dono do restaurante não tem que se preocupar com o armazenamento de cilindros nem corre o risco de o gás acabar em um momento crítico: o GLP é transferido do caminhão abastecedor direto para o tanque fixo, que é instalado previamente no restaurante. O abastecimento ocorre de maneira segura, programada e extremamente prática.

    Contrate o serviço de abastecimento de GLP para o seu restaurante com a Consigaz

    Agora que você descobriu como abrir um restaurante e aprendeu quais são as vantagens de adotar o GLP para abastecer a sua cozinha, que tal conhecer o serviço da Consigaz?

    Nossa especialidade é instalar e fornecer GLP para condomínios, empresas e indústrias dos mais variados segmentos. Com mais de 40 anos de bagagem e profissionais capacitados no quadro, estamos aptos a prestar os melhores serviços para seu estabelecimento.

    Quer saber como podemos ajudar? Acesse o nosso site e solicite um orçamento.

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