Durante os primeiros meses de vida, as aves são muito frágeis e sensíveis ao frio. Isso ocorre porque, nessa fase inicial de desenvolvimento, elas se comportam como animais poiquilotérmicos, ou seja, não conseguem autorregular a temperatura de seus corpos. Daí a importância do aquecimento de estufa de aviários.

Um aquecimento eficiente é primordial para o desenvolvimento correto dos pintos de corte. Afinal, quando a temperatura do aviário está inadequada, os animais concentram toda a energia para regular a temperatura de seus corpos, o que prejudica seu crescimento. Há maior consumo de ração e a qualidade dos frangos é afetada.

Por isso, é preciso que o produtor intervenha e forneça o aquecimento adequado, por meio de aquecedores específicos para aviários. Isso leva a um ganho de produtividade, à diminuição dos gastos com a alimentação das aves e a frangos de melhor qualidade para distribuição. Confira a seguir como funciona o aquecimento de estufa de aviários e os benefícios de usar aquecedores GLP.

Leia também: A relação entre o GLP e a sustentabilidade

Como funciona o aquecimento de estufa de aviários?

A temperatura perfeita para que os frangos se desenvolvam de forma saudável beira os 32 graus. Ao alcançar esse patamar, o organismo absorve melhor os nutrientes, e o animal cresce e ganha peso com mais facilidade. Daí a necessidade de investir no aquecimento de estufa para o aviário.

O ideal é realizar um pré-aquecimento do aviário de 24 a 48 horas antes da chegada do lote de frangos. Em geral, esse pré-aquecimento deve ser feito a uma temperatura ligeiramente mais alta do que o normal, por exemplo, uns 2 graus acima. Assim, se a temperatura ideal para o desenvolvimento é de 32 graus, pode-se pré-aquecer o aviário a 34 graus.

Nos meses de inverno, os cuidados com o aquecimento de estufa do aviário devem ser intensificados. Afinal, quando faz mais frio, gasta-se mais energia para suprir a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura ideal para o desenvolvimento das aves.

Vale a pena também inserir camas aquecidas no local, já que os animais costumam perder muito calor pelas patas. Dessa forma, as aves ficam mais confortáveis e seus corpos despendem menos energia para regular a própria temperatura.

Quais os principais critérios para o aquecimento de estufa de aviários?

Existem vários métodos de aquecimento de estufa de aviários. Os principais critérios que devem ser observados para um aquecimento eficiente são:

Consumo de energia

As despesas com a energia do aquecedor são um fator importante para a escolha. Para muitos produtores rurais, esse gasto pode impactar muito de seu faturamento. O ideal é sempre optar por uma fonte energética eficiente, de alto desempenho, e por equipamentos econômicos, que rendam muito consumindo pouco.

Eficiência energética

Outro fator decisivo é a eficiência energética do aquecedor, ou seja, quanto ele consegue aquecer sem que haja perdas de calor para a atmosfera. Os aquecedores a gás GLP são os campeões em eficiência energética, pois têm queima direta. Isso quer dizer que o calor vai totalmente para a estufa.

Métodos de aquecimento com queima indireta (como os aquecedores a lenha) não são tão eficientes, pois uma parte do calor se dissipa e não é aproveitado.

Sustentabilidade

É necessário pensar no impacto ambiental do sistema de aquecimento de estufa. O ideal é optar por métodos mais sustentáveis, que ofereçam uma queima limpa e não emitam poluentes para a atmosfera.

Facilidade de instalação

Também é bom levar em conta os gastos com a instalação do aquecimento, bem como a facilidade. Por exemplo, para utilizar um aquecedor a gás, é preciso instalar a tubulação de GLP e uma central de gás. Para o aquecimento a lenha, é preciso reforçar a instalação elétrica e construir uma estrutura para armazenar a matéria-prima.

Quais os benefícios de usar o GLP no aquecimento de estufas?

Considerando todos os critérios mencionados acima, fica fácil concluir que a melhor fonte de energia para o aquecimento de estufas é o GLP.

Uma das características que tornam o uso do GLP propício para aquecer aviários é o seu desempenho. Além de ter 100% de eficiência energética, já que não há perda de calor, o GLP ainda tem um alto potencial calorífico. Isso significa que ele gera muita energia sem consumir tanto combustível.

Essa eficiência é fundamental para um setor de alta demanda energética, como o da agropecuária. O aquecimento de estufas de aviários requer um combustível potente e de alto rendimento, que contribua com a produtividade do produtor agrícola. Para se ter uma ideia, estima-se que o ganho produtivo seja de 20% a 30% em comparação com outras fontes energéticas.

Outra vantagem que o alto poder calorífico do GLP proporciona para a avicultura é a possibilidade de controlar melhor a temperatura e gerar um aquecimento homogêneo, o que é essencial para que as aves se desenvolvam da maneira adequada.

O GLP também é econômico e apresenta um excelente custo-benefício. Afinal, não é necessário consumir uma quantidade tão grande de combustível para gerar calor e aquecer os aviários.

Além disso, sua alta capilaridade é um importante diferencial. Normalmente, as empresas de agropecuária ficam distantes dos grandes centros e exigem uma fonte energética capaz de alcançar qualquer canto do Brasil. Como o GLP pode ser envasado e transportado em cilindros, isso não é um problema.

E temos que falar na questão da sustentabilidade. O GLP é um combustível de queima limpa, que não gera fuligem nem polui a atmosfera. Por isso, seu impacto ambiental é menor. Ele também é seguro de ser utilizado em espaços fechados, sem prejudicar a qualidade de vida dos pintinhos.  

Quanto à instalação, o processo é simples. Basta contatar uma empresa responsável pela instalação e pela distribuição do gás para o aviário, como a Consigaz. A equipe especialista visita o local, cria um projeto personalizado e instala tanto a central do gás quanto as tubulações de GLP.

O fornecimento também é feito sob medida, num sistema de gás a granel. Para isso, utilizam-se caminhões abastecedores que transferem o combustível diretamente para um tanque fixo no local, que é dimensionado de acordo com a necessidade e o consumo. Todo o processo é limpo, seguro e programado.

O que é o gás GLP?

GLP é a sigla para Gás Liquefeito de Petróleo. Como o nome sugere, trata-se de um combustível derivado do petróleo, comercializado na forma líquida, e composto majoritariamente pelos hidrocarbonetos butano e propano. Ele é popularmente chamado de gás de cozinha, embora seu uso vá muito além da cocção de alimentos.  

O gás pode ser obtido a partir do refino de petróleo cru ou produzido em unidades de processamento de gás natural (UPGNs), e é conhecido pela versatilidade, pela eficiência, pela economia, pela alta capilaridade e pelo altíssimo potencial de geração de calor.

Quando o GLP se encontra no estado líquido, é um gás levíssimo, mais leve até do que a água. Por isso, é fácil de ser envasado e transportado para o Brasil inteiro. Ele só se “transforma” em gás novamente quando sai do botijão. Além disso, é completamente seguro para o uso, tanto residencial como industrial e comercial, contanto que se sigam as recomendações para a utilização de gás.

GLP para o agronegócio

O GLP é amplamente empregado no âmbito doméstico e comercial, mas também é muito benéfico para as indústrias, incluindo o agronegócio. Os diferenciais que já citamos, como a versatilidade, o alto desempenho, a capilaridade e o custo-benefício, o tornam uma excelente alternativa para diversos processos, inclusive em aviculturas.  

O agronegócio é um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Além de ser um negócio lucrativo e gerar divisas internacionais para o país, o setor emprega muita mão de obra e é fundamental na produção de alimentos para o mercado doméstico. Com o uso do GLP em seus processos, o agronegócio fica ainda mais eficiente e produtivo.

E não pense que é só a avicultura que se beneficia. Além do aquecimento de estufa de aviários, o GLP pode ser empregado em uma infinidade de processos do agronegócio, graças à sua invejável versatilidade. Alguns dos usos mais comuns são a alimentação de equipamentos industriais, o aquecimento ou a refrigeração de ambientes, o congelamento de insumos e a geração de calor em geral.

Além disso, ele participa da manutenção da temperatura dos materiais usados no agronegócio, da higienização e da esterilização de instrumentos e superfícies, da torrefação de café, da queima de pragas em plantações e da secagem de grãos e sementes.

Como a Consigaz contribui para o aquecimento de estufa de aviários?

Agora que você já entendeu a importância do aquecimento de estufa para a avicultura e os benefícios de usar o GLP para essa atividade, que tal conhecer melhor os serviços da Consigaz? Somos especialistas nos serviços de instalação e distribuição de gás GLP para uso residencial, comercial e industrial, incluindo aviários. Além de contar com mais de 40 anos de expertise e com profissionais treinados e experientes, também somos referência em instalação e abastecimento de GLP para indústrias. Visite o nosso site, conheça nossos diferenciais e entenda como podemos ajudar a tornar seu negócio mais produtivo.