Quem tem padaria sabe: as despesas podem ser altíssimas e, quando mal equilibradas, prejudicar seriamente o faturamento do negócio. E os fornos elétricos são um dos principais vilões no quesito “conta de luz alta”, podendo representar mais da metade do consumo mensal de energia de uma panificadora. Por essa razão, investir em um forno a gás para padaria pode ser a melhor alternativa para cortar custos e ainda trazer eficiência aos processos do estabelecimento!

Mas engana-se quem pensa que forno a gás é tudo a mesma coisa! Fornos antigos e ultrapassados gastam mais energia, enquanto os modelos mais novos e de tecnologia mais avançada consomem menos e exigem menos despesas com manutenção.

Assim, ter uma cozinha bem equipada e investir no modelo certo de forno pode fazer toda a diferença para o sucesso da padaria. Vale muito a pena escolher fornos mais modernos e práticos, pois, além de serem mais econômicos, eles podem otimizar a produção e, indiretamente, melhorar a lucratividade.

Quer saber as vantagens de usar forno a gás GLP na cozinha da padaria e, de quebra, ver dicas de como escolher o modelo ideal? Então é só continuar lendo este artigo!

Dica: O melhor guia de GLP para Food Service – Bares, Restaurantes e Padarias

Como escolher o forno a gás ideal?

Há vários modelos de forno a gás para padaria disponíveis no mercado. Cada um tem suas características próprias e atende a determinados tipos de operação. Por isso, é preciso analisar o uso do equipamento na hora da compra, levando em conta aspectos referentes à produção da padaria e às especificidades dos fornos.

Por exemplo, é preciso considerar como será a operação da padaria, a quantidade média de pães que será assada por dia, se o forno será utilizado apenas para produzir pães ou se será empregado também para assar bolos e outras receitas.

Também é importante levar em consideração o conceito da loja: o preparo das iguarias vai acontecer num ambiente fechado longe das vistas do público, ou os clientes poderão assistir enquanto os padeiros assam os pães e preparam os quitutes do cardápio?

Além de tudo isso, deve-se analisar as características de cada equipamento, avaliando quais são os principais diferenciais. Nesse momento, é importante analisar aspectos técnicos como a capacidade de produção de cada modelo e o custo-benefício. Todos esses fatores influenciarão na escolha do modelo de forno a gás, por isso é importante ter essas respostas bem definidas na hora da compra.

Tipos de forno a gás para padarias

Forno turbo

O forno turbo é o mais versátil e, por isso, é o tipo de forno a gás mais indicado para preparos rápidos e para a finalização das receitas. Como é um modelo que conta com um sistema de turbina, permite distribuir o calor de maneira uniforme, sendo altamente recomendado para itens mais delicados do cardápio, como os produtos de confeitaria fina.   

Indicamos o forno turbo para padarias com um menu muito variado, que oferecem muitas opções de pães e confeitaria. Trata-se de um equipamento prático e eficiente, com um diferencial importante: modelos mais modernos contam até com sistema de injeção de vapor automático.

Forno lastro

O forno lastro é o mais indicado para o setor de panificação, já que seu processo de aquecimento estático não deixa o pão ressecado. Trata-se de um forno que pode ser utilizado tanto para o tradicional pão francês ou de sal, como também para pães integrais ou rústicos.

Existem opções de forno lastro de vários tamanhos, para atender padarias pequenas ou até para uso em escala industrial. Modelos mais novos contam ainda com diferenciais como iluminação nas câmaras, controle da temperatura, temporizador, painel de comando e sistema automático de injeção a vapor. É um forno a gás que pode ser usado em basicamente qualquer tipo de estabelecimento, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Forno rotativo

O forno rotativo proporciona tanta qualidade quanto o forno de lastro, com a vantagem de ser operado com facilidade. Esse tipo de forno pode ser transportado em carrinhos com ganchos ou plataforma para tornar a produção dos pães mais ágil e conferir mais eficiência à operação da padaria.

Como o forno rotativo se presta ao preparo de vários itens além de pães, seu uso é indicado para padarias que também comercializam produtos de confeitaria, como bolos e biscoitos.  

Dica: Conheça tudo sobre o GLP para churrascaria!

Por que escolher o gás GLP para sua padaria

Adotar o gás GLP para abastecer a padaria traz várias vantagens, como a economia de energia elétrica. Só para você ter uma ideia, para alcançar a mesma quantidade de calor liberada a cada kg de GLP são necessários 13,37 kW de energia elétrica! Com essa economia, é possível investir mais na infraestrutura e em matérias-primas de qualidade para tornar o negócio mais competitivo.

Outro benefício é a maior eficiência promovida pelo GLP, graças ao seu alto poder calorífico (ou seja: ele gera mais energia gastando menos). Isso leva a um aumento da produtividade. A eficiência energética do GLP somada aos modernos fornos a gás permitem produzir mais fornadas em menos tempo. Na prática, isso significa mais pães quentinhos para os clientes!

Uma das características do GLP é o aquecimento rápido e homogêneo, além da possibilidade de controlar melhor a temperatura. Assim, é uma fonte de energia que promete pães e outras iguarias assados por igual, sem queimar, e com menos tempo no forno!

Além disso, o GLP confere segurança, comodidade e praticidade, graças ao abastecimento a granel! Esse sistema garante um fornecimento contínuo, seguro e programado para a padaria. O abastecimento é feito sob medida, respeitando a demanda do estabelecimento. Em outras palavras, não há risco de ficar sem gás no meio de uma fornada!

Outra vantagem que torna o uso do GLP ideal para padarias é a capilaridade do gás: o GLP alcança 100% do território nacional, ao contrário do gás natural. Assim, é certo que o gás GLP vai chegar à sua panificadora, não importa em que região do Brasil ela esteja localizada.

Por fim, é importante lembrar que a manutenção do sistema de gás GLP é simples e relativamente barata. Mesmo quando há necessidade de fazer reparos, o custo é muito menor quando comparado ao da manutenção de aparelhos elétricos, já que são equipamentos que demandam instalações mais potentes e muitas trocas de resistência.

Mas atenção: na hora de escolher a empresa fornecedora de GLP para sua padaria, é necessário tomar alguns cuidados. Além de optar por uma distribuidora renomada, com profissionais qualificados e que cumpra todas as normas de segurança na instalação, o ideal é verificar se a empresa oferece suporte e manutenção preventiva! Isso torna o uso do gás mais seguro e garante mais tranquilidade para seu estabelecimento.

A Consigaz oferece os melhores serviços em instalação de GLP para as empresas e oferece assistência e manutenção periódica, promovendo um fornecimento de gás seguro, ininterrupto e com o melhor custo-benefício para o seu negócio!

Quer saber mais? Visite nosso site e conheça todos os benefícios que a Consigaz tem a oferecer para sua padaria! Clique no banner e fale conosco.