O gás é considerado um insumo fundamental para diversas atividades do cotidiano, que vão desde a cozinha até o aquecimento de ambientes. Por isso, é uma fonte de energia indispensável para manter a tranquilidade dos condôminos.
O problema acontece quando o uso é mal calculado e o gás acaba antes do esperado, deixando os moradores na mão. E esse é um imprevisto mais comum do que se imagina!
Provavelmente todo o mundo já passou por alguma situação ou ouviu alguma história envolvendo o botijão de gás que acaba bem no meio do preparo do jantar, ou justamente na hora de tomar aquele banho quentinho para relaxar depois do expediente. E é sempre muito chato quando isso ocorre.
Para evitar que esse transtorno volte a acontecer, decidimos fazer um post com algumas dicas preciosas para você descobrir quando o gás está acabando e providenciar a troca o quanto antes. Confira!
Dicas para não ser pego de surpresa com o gás acabando
Fique de olho na coloração das chamas.
Já explicamos por aqui que quando a chama do fogão apresenta uma coloração amarelada ou alaranjada, isso pode ser um indício de que as bocas estão entupidas. Mas chamas vermelho-amareladas também podem significar que o gás está acabando e que a combustão não foi completa, gerando um desequilíbrio na reação entre o GLP e o oxigênio.
A cor azul aponta para uma chama mais intensa, mais quente, enquanto tons puxando para o amarelado indicam uma chama mais “fria”, com menos potência. Isso pode significar, entre outras coisas, que está na hora de trocar o botijão de gás.
Além de observar a coloração das chamas, também é importante prestar atenção ao modo como elas se comportam. Quando o gás está acabando, as chamas tendem a trepidar e falhar devido à falta de combustível.
Verifique o peso do vasilhame
O gás dentro dos botijões é liquefeito. Isso significa que ele é armazenado na forma líquida, e só se transforma em gás sob pressão, no momento do uso.
Porém, quando o gás está acabando, ele muda definitivamente do estado líquido para o gasoso por causa da compressão, fazendo com que o vasilhame fique mais leve. Isso também pode ser um indício de que chegou a hora de realizar a troca.
Não vire o gás!
Existe uma crença no senso comum de que, ao virar o botijão para a posição horizontal, armazenando-o deitado, é possível fazer com que ele renda mais, mas isso é um mito: deitar o gás não gera nenhum tipo de economia.
Além de ineficaz, essa medida pode ser perigosa, já que o gás pode vazar durante o manuseio, e o regulador de pressão pode sofrer danos.
Escreva a data de compra no botijão
Um truque que pode ser bastante útil para fazer uma previsão da próxima troca é escrever a data da última compra no próprio botijão, usando um marcador permanente. Fazendo isso, você consegue controlar o consumo do gás, ter uma noção da durabilidade do botijão em sua casa e se programar para substituí-lo no momento adequado.
É claro que essa estratégia fornece apenas uma estimativa, já que o consumo pode variar de mês para mês, e imprevistos podem acontecer. Mas mesmo que não seja infalível, essa é uma dica que pode ajudar no planejamento.
Serviços de abastecimento contínuo
Todas as dicas mencionadas acima podem ser bem úteis mas, no fundo, são apenas um paliativo. No fim das contas, não há como saber com precisão o momento exato em que o gás chegará ao fim e será necessário providenciar a troca do botijão.
A maneira mais garantida de evitar contratempos e nunca ser pego de surpresa com a falta de gás é optar por um serviço de abastecimento contínuo, que a Consigaz oferece a seus clientes por meio do sistema Bobtail de fornecimento de GLP a granel.
O sistema Bobtail é uma solução sob medida para os condomínios que gera muito mais comodidade e conforto para os moradores. No sistema de fornecimento a granel, o GLP é transferido do veículo abastecedor para um tanque fixo instalado em regime de comodato no condomínio. Esse tanque é dimensionado de acordo com a demanda de consumo, de forma personalizada e com manutenção garantida pela Consigaz.
O sistema de fornecimento de gás GLP a granel garante o abastecimento de forma rápida, regular e contínua, sem interrupções desnecessárias no consumo, e nem aborrecimentos.
Além disso, o serviço de abastecimento contínuo da Consigaz proporciona mais segurança para os condôminos, já que elimina a necessidade de troca e manuseio de botijões de gás.
Outra vantagem que vale a pena pontuar é que o sistema de abastecimento a granel ajuda a reduzir custos, já que os tanques e cilindros recarregáveis da Consigaz contam com um medidor que indica o volume de GLP disponível e permite um controle preciso e constante do combustível.
Assim, dá para aproveitar o estoque de gás ao máximo, sem nenhum desperdício. Além disso, o abastecimento contínuo promove uma economia que pode chegar a até 15% no consumo em relação à troca de cilindros.
Todo esse serviço é estruturado e monitorado de perto pela Consigaz, desde o primeiro contato até a entrega central, para programar a logística de distribuição do gás. A emissão de nota fiscal se dá no ato do abastecimento, e a manutenção da central de gás é garantida. Todas essas medidas facilitam muito a vida dos condôminos, que não são pegos desprevenidos, e, consequentemente, dos síndicos, que têm uma dor de cabeça a menos com a qual lidar.
A Consigaz tem vários diferenciais para garantir mais conforto, praticidade e segurança no fornecimento de GLP para condomínios, como o aplicativo do Conta Sim, que facilita a gestão do consumo de gás e a solicitação de diversos serviços online, e o planejamento de abastecimento contínuo pelo sistema Bobtail de fornecimento de gás a granel. Tudo para tornar a experiência dos nossos clientes mais satisfatória.
Quer saber mais sobre as facilidades que oferecemos para condomínios? Clique no banner e visite o nosso site e conheça todas as nossas soluções!