O mercado de gerador de energia a gás vem aumentando nos últimos tempos, sobretudo nas indústrias. Quando comparados aos geradores a diesel, os modelos que usam gás como combustível levam algumas vantagens e, por isso, a demanda por esse tipo de equipamento está em expansão.
Quer saber o que é e para que serve um gerador de energia a gás e quais são as principais razões para investir nesse tipo de equipamento para uso industrial? Neste post, vamos esclarecer essas e outras dúvidas!
O que é o gerador de energia a gás?
Um gerador de energia a gás serve basicamente para fornecer energia elétrica de forma contínua, variável ou emergencial. Esse equipamento funciona como uma miniatura de usina capaz de gerar eletricidade em nível local para complementar o abastecimento de energia da rede elétrica ou substituí-la em casos de falta de luz.
Além do gerador a gás, existem geradores que funcionam com outros tipos de combustíveis, como o diesel, a gasolina e o biocombustível. Todos funcionam seguindo o mesmo princípio, queimando o combustível para produzir energia elétrica, mas a maneira como a energia é produzida difere entre eles. Mais para a frente explicaremos a diferença.
Qual a importância de usar um gerador de energia a gás na sua indústria?
Os processos industriais, independentemente do segmento da indústria, não podem parar repentinamente, sob pena de causarem enormes prejuízos e arruinarem a produção. Por isso, a demanda por energia é constante e não existe a possibilidade de interromper as operações por falta de luz. Nesse sentido, o gerador de energia a gás é um grande aliado.
Além de ser imprescindível para cobrir emergências em caso de queda de luz, o gerador a gás também pode ser usado na cogeração de energia, servindo como suporte para a rede elétrica quando ela não é suficiente para suprir a demanda da indústria. Nesse caso, o gerador é uma fonte de energia auxiliar na alimentação das máquinas.
Inclusive, o gerador de energia a gás industrial funciona do mesmo jeito que os modelos comerciais, mas precisa ser bem mais resistente para funcionar em condições adversas e em ambientes pouco usuais.
Ele também deve ter requisitos de confiabilidade mais sólidos, já que não se pode correr o risco de perder toda a produção ou comprometer a integridade dos trabalhadores e dos equipamentos por falta de energia.
Só para dar alguns exemplos, geradores a gás usados na indústria química e petroquímica muitas vezes ficam expostos a áreas corrosivas ou explosivas, enquanto geradores usados em mineradoras estão sujeitos a muita poeira. A solidez dos geradores industriais a gás é fundamental para atender às especificidades de uma indústria.
Leia também: Caldeira a gás: entenda o que é e como funciona
Qual a diferença entre um gerador de energia a gás GLP, natural e a diesel?
Conforme já mencionamos, existem no mercado geradores baseados em várias fontes de energia. Algumas das mais comuns são o GLP, o gás natural e o diesel.
Os geradores a diesel contam com motores de ignição por compressão que inflamam o combustível ao aquecê-lo até temperaturas superiores à sua temperatura de autoignição. Nesse processo, o pistão que existe no equipamento é empurrado e move o eixo de manivelas. Os outros cilindros do gerador disparam e causam o movimento de rotação necessário para produzir a energia elétrica.
Como esse tipo de equipamento tem um mecanismo de ignição simples, sua durabilidade é alta. Além disso, esses geradores também não emitem radiofrequências que possam interferir no funcionamento de alguns aparelhos eletrônicos.
O gerador de energia a gás GLP, por sua vez, se baseia no princípio da ignição por faísca, contendo uma vela de ignição que não existe no gerador a diesel. O equipamento conta com motores que injetam ar e combustível em seus cilindros, onde a vela de ignição inflama esse material e gera a combustão, produzindo energia.
A combustão do GLP gera uma queima limpa, com baixa emissão de poluentes, e não prejudica a natureza. Essa é uma qualidade muito importante para aumentar a sustentabilidade dos processos.
O GLP também é extremamente eficiente, graças ao seu alto potencial calorífico, e muito prático, pois pode ser armazenado em cilindros. Além disso, apresenta muitas outras vantagens, das quais trataremos em breve.
O gerador de energia a gás natural, por sua vez, funciona de maneira muito semelhante ao gerador a GLP, produzindo energia limpa, de forma mais sustentável. Porém, existem duas diferenças fundamentais.
A primeira delas diz respeito ao desempenho: a eficiência do gás natural é menor, já que seu poder calorífico é inferior ao do GLP. A segunda delas está relacionada ao fornecimento de combustível: como o gás natural não pode ser armazenado, a indústria fica sujeita a falhas e interrupções no fornecimento, que podem causar sérios prejuízos.
Quais as vantagens de escolher um gerador de energia a gás?
Há uma série de benefícios em escolher um gerador de energia a gás para alimentar a indústria.
A principal delas é o seu desempenho fenomenal: graças ao alto potencial de gerar calor, o GLP permite produzir mais energia gastando menos, o que torna seu custo-benefício muito bom quando comparado ao gás natural. Além disso, sua eficiência ajuda a aumentar a produtividade da indústria, otimizando os processos.
O GLP também proporciona mais economia para a indústria. Quando comparado ao diesel, por exemplo, estima-se que a redução nos custos operacionais seja de até 50%. Outra vantagem, citada brevemente no tópico anterior, é a possibilidade de armazenamento, que viabiliza um abastecimento contínuo, sem risco de interrupção, diferentemente do gás natural.
Conforme já comentamos, o GLP também é sustentável, produzindo uma queima limpa, sem prejuízos ao planeta. Em comparação com o gerador a diesel, o gerador de energia a gás pode proporcionar uma redução na emissão de CO2 que supera os 20%.
Como você pode ver, adotar o uso do gerador de energia a gás nas indústrias é extremamente vantajoso. E a Consigaz pode ajudar nessa missão, fornecendo GLP com a segurança e a qualidade de que você precisa.
A Consigaz oferece os melhores serviços de instalação e abastecimento de GLP. Já atuamos há mais de 40 anos no setor, com uma ampla experiência e profissionais capacitados para fornecer gás para indústrias com a maior eficiência. Visite o nosso site e saiba tudo o que podemos fazer por você!
Clique no banner e entre em contato conosco!