Uma das maiores demandas da indústria atual é a sustentabilidade. Empresas de diversos setores buscam adotar medidas que diminuam seu impacto ambiental, como uma maneira de frear o avanço das mudanças climáticas e os transtornos que elas vêm causando. Com isso, o interesse por fontes de energia limpa também aumentou.

Neste artigo, vamos falar sobre o impacto que a indústria tem no meio ambiente e as demandas mais urgentes do mercado relacionadas à sustentabilidade. Também vamos apresentar o GLP industrial e as vantagens que ele traz para as indústrias. Acompanhe!

O impacto da fonte de energia na indústria

Embora o setor industrial seja de vital importância para a economia, não dá para negar que suas atividades são altamente poluentes. Altos índices de emissão de carbono e um grande consumo dos recursos naturais fazem com que o impacto ambiental das indústrias seja grande.

As mudanças climáticas, causadas pela ação humana, acendem um alerta de que é preciso transformar a maneira como produzimos. Essa discussão passa pela fonte de energia utilizada no setor industrial.

Fontes de energia antes muito comuns em diversos processos industriais, como é o caso do carvão e da lenha, poluem o meio ambiente, produzem muitos resíduos e geram fuligem. Essas características não são apenas ecologicamente incorretas como afetam a qualidade dos produtos industrializados.

O gás natural, por sua vez, tem em sua composição o metano, que está relacionado ao aumento do efeito estufa. Por essa razão, também não é uma das opções mais sustentáveis para a indústria.

Leia também: Benefícios do higienizador a vapor para a indústria

A relação entre energia limpa e sustentabilidade industrial

A sustentabilidade industrial é um conceito que vem ganhando força. As indústrias estão substituindo técnicas antigas por boas práticas para tornar suas operações mais sustentáveis, aproveitando melhor os recursos naturais e minimizando os danos ao meio ambiente e à sociedade.

Esse é tido como o modelo industrial do futuro, mas que já vem sendo construído, aos poucos, no presente. Indústrias que focam em ser mais sustentáveis precisam rever seus próprios processos, avaliar seu impacto ambiental e adotar medidas de curto, médio e longo prazo para solucionar os problemas e atender a essa nova demanda.

Além da sustentabilidade ambiental, a empresa precisa pensar também em outros aspectos, como a sustentabilidade social e a sustentabilidade econômica. Tudo isso faz parte de um conceito mais abrangente conhecido como ESG (Environmental, Social and Governance, ou ambiental, social e de governança). Esse movimento diz respeito a uma resposta das corporações a esses novos desafios.

Diante desse cenário, é de extrema importância pensar em alternativas sustentáveis e viáveis para as indústrias. É preciso adotar uma fonte de energia limpa, segura, eficiente, que permita à indústria operar plenamente e ainda gerar lucro.

Essas mudanças não só representam uma evolução do ponto de vista ambiental como também trazem inúmeros benefícios econômicos para as empresas que assumem esse compromisso. Isso leva à melhora da reputação das companhias no mercado, atrai consumidores e investidores e é uma importante vantagem competitiva.

Hoje, empresas ecologicamente corretas já apresentam resultados positivos e ganham destaque frente à concorrência. Num futuro próximo, a preocupação com a sustentabilidade não será mais um diferencial, mas sim uma exigência. Quem não adaptar sua operação não vai encontrar espaço no mercado.

As novas demandas do mercado

Com a urgência das pautas ambientais, a preferência dos consumidores também mudou. Hoje, a maior parte do público prefere consumir produtos e serviços de empresas ecologicamente corretas, comprometidas com a sustentabilidade e que adotam medidas efetivas para reduzir sua pegada de carbono e seu impacto sobre o meio ambiente.

Estamos falando aqui de reciclagem, reuso da água, consumo sustentável dos recursos naturais, um bom sistema de logística reversa e, é claro, de uma fonte de energia limpa. Essas são algumas das muitas práticas que podem ser adotadas para tornar a indústria ecologicamente correta.

A demanda por produtos e serviços mais sustentáveis está em ascensão, e essa tendência deve crescer ainda mais nos próximos anos. Assim, as empresas que não melhorarem seus processos e migrarem para fontes de energia mais limpas certamente perderão espaço no mercado.

Leia também: Benefícios do GLP na indústria farmacêutica

Os benefícios do GLP para a indústria

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é um combustível produzido a partir do refino de petróleo cru e é composto por uma mistura dos hidrocarbonetos butano, propano e pentano. Ele é amplamente utilizado tanto em ambientes residenciais, como condomínios, quanto em empresas e indústrias dos mais variados setores.

Trata-se de uma fonte de energia limpa, sustentável e muito versátil, que pode ser utilizada em diversos processos industriais, como a secagem de grãos e sementes, a esterilização de instrumentos e superfícies, a geração de vapor para várias atividades da indústria, a climatização e o aquecimento de água e de fluidos.

Como os gases que compõem o GLP não participam do efeito estufa e sua queima é limpa, ele virou uma alternativa eficaz para reduzir o impacto ambiental da indústria e tornar os processos mais sustentáveis. Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios do GLP industrial:

Baixa emissão de resíduos

A queima do GLP é total e não produz fuligem. A emissão de resíduos é baixa e sua combustão não polui a atmosfera nem contamina os lençóis freáticos. Por conta disso, é um combustível seguro para o uso em indústrias como a farmacêutica, a química e a alimentícia, já que não contamina a matéria-prima nem interfere na qualidade do produto final.

Além disso, como já adiantamos, os gases em sua composição não colaboram com o aumento do efeito estufa. Todos esses fatores fazem com que o GLP seja uma opção de energia limpa e mais sustentável em relação a outras matrizes energéticas comumente usadas na indústria, como a lenha e o carvão.

Eficiência energética

Uma das características que mais chamam a atenção no GLP é o seu alto potencial calorífico, ou seja, o seu poder de gerar calor. Com ele, é possível atingir temperaturas muito elevadas em pouco tempo e gastando menos combustível, o que o torna uma opção muito eficiente. A alta eficiência energética do GLP faz com que a indústria produza mais consumindo menos energia.

O desempenho do GLP é tão bom que 1kg do combustível gera até dez vezes mais calor em comparação com a quantidade equivalente em Kw, o que faz com que ele seja mais eficiente e econômico que a eletricidade. 

Em relação ao gás natural, a situação é semelhante: 1kg de GLP fornece até 11.750 kcal de energia, enquanto a mesma quantidade de gás natural gera apenas 9.400 kcal. 

O GLP também é mais eficiente do que outras fontes energéticas frequentemente usadas nos processos industriais, como o carvão e a lenha, com a vantagem de ser mais sustentável.

Custo-benefício

O alto desempenho do GLP resulta em economia financeira para a indústria, uma vez que ele permite produzir mais gastando menos. Além disso, sua tarifa costuma ser mais baixa do que a da eletricidade.

Há, ainda, uma vantagem adicional em relação ao gás natural encanado: usando o GLP, só é pago aquilo que foi efetivamente consumido, sem a cobrança de uma taxa mínima independentemente do uso. Por essa razão, pode sair até 26% mais barato que o gás natural.

Todos esses fatores fazem com que o custo-benefício do GLP seja incomparável e que ele desponte como uma alternativa vantajosa para indústrias de todos os segmentos e tamanhos.

Leia também: A função do GLP na fabricação de baterias automotivas

Conte com a Consigaz para fornecer GLP industrial à sua empresa

Ao longo deste artigo, discutimos sobre a importância de buscar fontes de energia mais sustentáveis e apresentamos as vantagens de optar pelo GLP industrial. Para usufruir dos seus benefícios, é preciso contar com a parceria de uma empresa de confiança.

A Consigaz está no mercado há mais de 40 anos fornecendo GLP para indústrias, empresas e condomínios. Ao longo desse tempo, acumulamos vasta experiência em engarrafamento, distribuição e instalação de gás. Hoje, contamos com profissionais qualificados para oferecer o melhor serviço para o seu negócio.

Uma das novidades que trouxemos para nossos clientes pessoa jurídica e Conta SIM é oApp Grupo Consigaz, que permite controlar melhor o consumo de gás, bem como solicitar serviços, visualizar faturas anteriores e pagar contas. Além disso, temos o portal do cliente e o canal no WhatsApp da Consigaz, para os clientes solicitarem serviços e obterem 2ª via de boleto.

Mude para uma fonte de energia limpa, econômica e de alto desempenho. Entre em contato com a Consigaz e solicite um orçamento.