Quando se pensa em restaurantes, vem logo à mente a parte “glamourizada” do negócio: receitas incríveis, casa cheia de clientes satisfeitos, um cheiro irresistível de ingredientes frescos e comida recém saída do forno no ar. Porém, há um trabalho “invisível” por trás disso tudo, e que muitas vezes é negligenciado: a gestão de restaurante.

Uma boa gestão de restaurante é essencial para o estabelecimento continuar prosperando, afinal, não adianta nada arrasar na parte técnica sem administrar os recursos do negócio de forma estratégica e inteligente.

Apesar da importância da gestão para o setor de restaurantes, muitas vezes os proprietários pecam nesse aspecto, que envolve uma série de processos bem complexos. Para facilitar, resolvemos elaborar este material supercompleto para facilitar a gestão de restaurante. Aqui, você vai encontrar tudo o que precisa saber para gerenciar melhor seu negócio. Confira!

O que é a gestão de restaurante?

A gestão de restaurante fica a cargo de um gerente especializado e se refere à administração dos recursos do estabelecimento, sejam eles físicos, financeiros ou humanos. Ela envolve uma série de fatores, como compra de insumos, gerenciamento de estoque/ingredientes, fluxo de caixa, gestão de pessoas, planejamento das operações, entre outros.

Qual a importância de uma boa gestão de restaurante?

Investir na gestão de restaurante é fundamental para crescer no mercado, afinal, manter um restaurante de sucesso não envolve apenas criar as receitas mais inovadoras e saborosas, com os melhores ingredientes, mas também ter as contas em equilíbrio, um estoque bem planejado para suprir as demandas e, é claro, um atendimento de primeira.

Uma das principais vantagens de uma gestão de restaurante eficiente é a redução de custos. Investir na gestão ajuda a planejar melhor as compras de ingredientes para a cozinha e diminuir o desperdício, o que se reflete numa margem de lucro mais alta.

Por sinal, controlar os custos é muito importante para um restaurante. É comum que donos de restaurante não saibam exatamente quais são os custos de seus produtos (já que a demanda é muito variável) e acabem errando na precificação. A gestão de restaurante também ajuda no controle de custos, evitando prejuízos financeiros.

Além de tudo isso, realizar uma boa gestão também auxilia na produtividade e na qualidade, uma vez que permite prever melhor a demanda e identificar tendências, garantindo que nunca faltem itens no cardápio e que os clientes sempre saiam satisfeitos.

Leia também: O melhor guia de GLP para Food Service – Bares, Restaurantes e Padarias

O que fazer em uma gestão de restaurante

Existem muitos aspectos envolvidos numa gestão de restaurante eficaz, e seria impossível mencionar todos. Porém, há algumas boas práticas que não podem faltar para que o restaurante seja bem-sucedido, como, por exemplo:

Tenha um planejamento claro

A primeira coisa que deve ser feita é um bom plano de negócios. Trata-se de um documento que descreve do que se trata o negócio, quais são sua missão e seus valores, os principais objetivos e metas, os diferenciais, os principais concorrentes, o público-alvo que se pretende atingir, o orçamento, entre outras informações relevantes. Um bom planejamento é a chave para saber onde se quer chegar, e ajuda a orientar as decisões em relação ao negócio.

Ao pesquisar a fundo seu mercado e se planejar de maneira estratégica e aprofundada, o gestor consegue mapear os fatores internos e externos que afetam o negócio e garantir a qualidade necessária para atrair e conquistar clientes.

Controle o fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa (ou seja, a quantidade de dinheiro que entra e sai no caixa do restaurante) é fundamental para a gestão de restaurante, pois ajuda o gestor a entender melhor a margem de lucro do empreendimento e se organizar financeiramente.

O ideal é monitorar as contas a pagar e receber com frequência diária, semanal e mensal. Dessa forma, é mais fácil manter as finanças balanceadas e tomar medidas para evitar prejuízos e custos desnecessários.

Aplique estratégias de marketing e fidelização de clientes

Nenhum negócio prospera sem investimento em marketing. Afinal, hoje, há muita concorrência e, para se destacar, é necessário não só realizar ações para captar clientes como, também, torná-los fiéis ao restaurante.

Por isso, explore os diferenciais de seu estabelecimento, realize promoções e, principalmente, aproveite o poder do marketing digital e das mídias sociais para construir uma imagem forte online e atrair o público para conhecer suas iguarias!

Contrate uma equipe especializada

Estamos falando bastante sobre processos e assuntos burocráticos, mas não devemos nos esquecer de priorizar também a gestão de pessoas. Afinal, são elas quem irão preparar as receitas, servir os clientes e garantir um atendimento de qualidade.

Por isso, conte com uma equipe treinada e bem capacitada em seu quadro de colaboradores, e invista na qualificação dos funcionários. Também é importante oferecer salários e benefícios competitivos para reter os melhores talentos no restaurante, evitando uma rotatividade alta e, o pior: a perda de profissionais excelentes para a concorrência!

Defina um padrão de qualidade

A velha máxima de que “feito é melhor do que perfeito” não vale para um mercado tão competitivo quanto o de restaurantes, ok? Para ter sucesso nesse nicho, é importante ter um padrão de qualidade elevado e bem definido, que deve ser alcançado em todos os processos. Isso vai desde a compra dos ingredientes até a entrega do prato ao cliente.

Mas não basta formular um documento com normas que ninguém segue: o padrão de qualidade precisa fazer parte da cultura organizacional e amplamente incentivado, já que isso fará toda a diferença para a fidelização do público.

Estabeleça um público-alvo

Talvez você pense que um restaurante não precisa definir um público específico, afinal, todos precisam se alimentar. Entretanto, estabelecer um público-alvo é primordial para entender as necessidades de seus clientes e supri-las.

Há clientes interessados em um restaurante barato e de atendimento rápido para as refeições do dia a dia, e outros dispostos a pagar mais por uma experiência gastronômica refinada. Há quem prefira ambientes descolados, com receitas inovadoras, e quem não abra mão do tradicional. Há clientes vegetarianos e aqueles que não dispensam uma picanha. Tudo isso deve ser levado em conta, para que o restaurante esteja alinhado com as expectativas de seu público.

Faça a gestão do estoque

É muito desagradável quando o cliente escolhe seu prato, faz o pedido e só então recebe a informação de que o ingrediente está em falta. Para evitar esse tipo de constrangimento, é importante realizar uma boa gestão do estoque e, assim, planejar melhor a próxima compra de matéria-prima para o restaurante.

Uma gestão de estoque eficiente também ajuda a eliminar desperdícios na cozinha, já que evita a compra de quantidades excessivas de insumos e a perda de produtos por causa do prazo de validade.

Tenha a tecnologia como aliada

Com tantos fatores envolvidos, dá para perceber que realizar a gestão de restaurante é uma tarefa bem complexa. Felizmente, hoje pode-se contar com a tecnologia para auxiliar! Sistemas automatizados, comanda eletrônica, softwares de gestão, cardápio digital, aplicativo para reserva de mesa… tudo isso pode ser usado como aliado para facilitar a administração do restaurante!

Quais práticas podem prejudicar o restaurante?

Já falamos bastante sobre o que se deve fazer para facilitar a gestão de restaurante. Mas também existem algumas práticas que podem trazer consequências negativas para o estabelecimento, devido a uma má gestão. Por exemplo, podemos citar:

Não seguir as normas sanitárias vigentes

Esse é o erro nº 1 de restaurantes ou qualquer estabelecimento que lide com comida! Descumprir as normas sanitárias não só arruína a experiência do cliente e deixa o restaurante com uma péssima fama, como também pode causar problemas sérios de saúde.

Por isso, mantenha a limpeza do restaurante em dia, atentando também para a higienização e conservação dos alimentos. Além de causar uma boa impressão aos clientes e evitar problemas, uma boa higiene evita multas e sanções ao empreendimento.

Não oferecer um bom atendimento

É claro que o atendimento ao cliente é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer negócio e, como restaurantes, não seria diferente! Preze por um atendimento gentil, eficiente e ágil, e garanta que sua equipe esteja sempre pronta para resolver problemas.

Por isso, além de investir em treinamento constante para os colaboradores, realize pesquisas de satisfação com os clientes periodicamente e dê atenção total a dúvidas, sugestões e reclamações. Não se esqueça de estar presente também nas mídias sociais e responder aos clientes por lá, já que muitas pessoas dão seus feedbacks nesses canais.

Gás GLP para restaurante: a melhor opção

Administrar e reduzir os custos, melhorar a produtividade e otimizar o desempenho são atividades que fazem parte da gestão de restaurantes. E uma ótima maneira de conseguir isso é adotar o sistema de GLP em seu estabelecimento!

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é amplamente utilizado no Brasil inteiro, não só em residências, mas, sobretudo, em restaurantes.  Trata-se de um gás composto por butano e propano e que tanto pode ser obtido a partir do refino do petróleo cru, como pode ser produzido a partir das reservas de gás natural em suas unidades de processamento.

O GLP tem uma peculiaridade muito interessante para o setor de food service: quando sob pressão, ele passa para o estado líquido, podendo ser transportado facilmente em cilindros. Essa característica torna o transporte e a venda do GLP muito mais viável e confere a ele altíssima capilaridade: é um combustível que alcança todas as regiões do país, chegando até mesmo aos restaurantes mais afastados dos grandes centros urbanos.  

Apesar de o GLP ser conhecido como gás de cozinha devido ao seu uso na cocção de alimentos, o preparo de alimentos não é sua única função em restaurantes. Na verdade, trata-se de um gás muito versátil, que pode ser utilizado para vários processos na cozinha, além de manter a temperatura dos equipamentos.  

Utilizar o GLP no restaurante traz várias outras vantagens, além da versatilidade e da alta capilaridade. Uma delas é que, devido ao seu alto potencial de gerar calor, o GLP é muito eficiente e econômico, pois consegue produzir mais energia gastando menos.

Além disso, o custo-benefício é excelente, já que sua tarifa costuma ser mais barata quando comparada com a de energia elétrica. Para uso em larga escala, o GLP também compensa mais do que o gás natural. Ou seja, optar pelo GLP pode ajudar não só a ganhar produtividade, como também cortar custos.

Como escolher uma empresa de gás GLP?

Agora que você já sabe como realizar uma gestão de restaurante eficiente e conhece os benefícios do gás GLP para essa empreitada, precisa entender como escolher uma empresa para instalar e fornecer GLP para o estabelecimento.

Na hora de contratar uma fornecedora de GLP para restaurante, é importante priorizar aquela que tenha experiência comprovada no mercado, ofereça um bom custo-benefício e preste um serviço de qualidade, com atendimento de excelência (isso pode ser verificado pesquisando por referências de antigos clientes, por exemplo).

Também é fundamental verificar se a empresa especializada obedece às normas de segurança (como a ABNT e a Norma do Corpo de Bombeiros) e se tem profissionais experientes e capacitados em seu time.

Por fim, lembre-se de checar se a empresa oferece suporte, orientação e manutenção preventiva periódica, pois isso é fundamental para a segurança do restaurante, seus funcionários e clientes. Lembre-se de que o GLP é uma fonte de energia completamente segura, desde que seja instalado e manuseado da maneira adequada.

Colocando todos esses critérios na ponta do lápis, você vai chegar à conclusão de que a Consigaz é a melhor opção de GLP para restaurante!

Somos referência no mercado de GLP há mais de 40 anos, e oferecemos os melhores serviços em instalação e fornecimento de GLP para as empresas. Contamos com profissionais qualificados para prestar um serviço de qualidade, com total segurança. Além disso, garantimos todo o suporte necessário e oferecemos manutenções regulares, para um abastecimento seguro, eficiente e ininterrupto, com um excelente custo-benefício!

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