Substituir as máquinas elétricas por equipamentos a GLP na lavanderia industrial é uma ótima forma de poupar tempo e recursos e ganhar muito mais eficiência, já que o gás é um insumo potente e de alto desempenho.
As lavanderias industriais são voltadas para atender pessoas jurídicas com necessidades muito específicas e uma alta demanda. Portanto, elas precisam buscar sempre soluções para tornar seus processos mais rápidos e produtivos, reduzir despesas e melhorar o desempenho.
Neste post, vamos explicar as principais diferenças entre a lavanderia doméstica e a lavanderia industrial, quais são os processos envolvidos nesse tipo de negócio e mostrar por que o GLP é tão vantajoso para as lavanderias. Tire suas principais dúvidas a seguir!
Leia também: Abastecimento de gás GLP para bares e restaurantes: Como funciona?
Lavanderia industrial x doméstica: entenda as diferenças
As diferenças entre a lavanderia industrial e a doméstica residem no tipo de público a que atendem, na sua capacidade de lavagem e secagem e nos tipos de equipamentos utilizados nos processos.
A lavanderia doméstica é mais destinada a atender pessoas físicas que preferem terceirizar esse serviço. Como a demanda é menor e não há necessidade de lavar e secar um volume tão alto de peças por dia, o espaço não precisa ser tão amplo e o maquinário utilizado não precisa ser tão pesado: equipamentos mais simples e de menor capacidade já dão conta.
A lavanderia industrial, por sua vez, atende a empresas como hotéis, motéis, hospitais e a indústria têxtil. Devido à sua alta demanda, essas empresas precisam de uma lavanderia com processos mais rápidos, prazos mais curtos e equipamentos robustos e específicos, como máquinas de lavar e secar de alta capacidade, aquecedores de água, calandra, envolvedora, seladora, ferro de engomar, fervedor, esterilizadoras, entre outras máquinas.
Além de uma boa infraestrutura e espaço físico suficiente para comportar todo o maquinário, lavanderias industriais precisam oferecer agilidade em seus processos de higienização e na entrega das peças aos clientes.
Quais processos fazem parte da lavanderia industrial?
Triagem das roupas
A primeira etapa é realizar um processo de triagem, separando as roupas e o enxoval por tipo de peça, nível de sujidade e tipo de mancha. Além disso, é necessário realizar a contagem das peças e elencar os produtos que serão utilizados de acordo com o grau de sujeira e as manchas.
Lavagem
Feita a separação, é hora de higienizar as peças, sempre seguindo as especificações de cada tipo de tecido e usando produtos adequados para cada tipo de mancha. Nesse processo, são utilizadas uma máquina de lavar de tamanho industrial e uma máquina extratora.
Há lavanderias que utilizam máquinas de lavar e extratoras autônomas, mas isso desperdiça muito tempo na transferência das peças de um equipamento para o outro, além de tornar a área de operação excessivamente úmida. O ideal é investir em um equipamento que exerça as duas funções, com o intuito de ganhar produtividade.
No processo de lavagem, dependendo do estado em que se encontram as peças, pode ser necessário utilizar equipamentos adicionais, como, por exemplo, as mesas removedoras de manchas.
Secagem
Depois que as peças já estão devidamente higienizadas, é hora de secá-las numa secadora automática e deixá-las prontas para serem usadas novamente.
Nessa etapa, é importante levar em conta as categorias de roupas, já que cada uma tem um tempo de secagem diferente. Por exemplo, toalhas de banho demoram muito mais tempo para secarem completamente do que roupas de cama e toalhas de mesa.
Calandragem
Calandragem é o processo de dobrar e passar as roupas, que é realizado em máquinas chamadas calandras para otimizar o trabalho e tornar o processo mais rápido. A calandra deixa as peças impecáveis, prontas para serem entregues aos clientes.
Além desses processos primordiais, existe uma série de outros processos adicionais que podem fazer parte da rotina da lavanderia industrial, como desamassar e engomar as peças, esterilizá-las, etc.
Entrega das peças aos clientes
A etapa de entrega das peças é opcional, mas vale a pena oferecer esse serviço para se destacar. Como os clientes de lavanderias industriais normalmente enviam muitas peças por vez, e com muita frequência, fornecer um serviço de entrega facilita a vida deles e constitui um importante diferencial.
O que é o gás GLP para lavanderia industrial?
O GLP é o Gás Liquefeito de Petróleo: um derivado do petróleo composto basicamente pelos hidrocarbonetos butano e propano, e que é popularmente conhecido como gás de cozinha, embora possa ser utilizado como fonte de energia de diversos equipamentos e para os mais variados fins.
Trata-se de um gás muito versátil que pode ser utilizado em diversos processos de uma lavanderia industrial, como, por exemplo, no aquecimento de água para a lavagem das roupas, nas secadoras, na esterilização das peças e em ferros de passar a vapor.
Graças ao seu alto poder calorífico, o GLP é um combustível muito potente, eficiente e muito econômico, já que consome muito menos energia para gerar a mesma quantidade de calor do que a energia elétrica ou mesmo o gás natural.
Assim, adotar o uso do GLP na lavanderia industrial ajuda a economizar tempo e recursos, ganhar produtividade e melhorar o desempenho das operações.
Vantagens de usar o gás GLP na lavanderia industrial
Versatilidade
Conforme já mencionamos, o GLP é uma fonte de energia muito versátil e pode ser empregado em diversos processos de uma lavanderia industrial. Além de cumprir a função de esquentar a água usada nas lavagens, o GLP pode ser usado em ferros a vapor, nas secadoras a gás e nas máquinas esterilizadoras.
Custo-benefício
O GLP é um gás com alto potencial de produzir calor, sendo capaz de gerar mais energia gastando muito menos combustível. Isso torna o seu custo-benefício extremamente vantajoso para uma lavanderia industrial, um tipo de negócio com alto consumo energético.
Segundo dados do Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo), o custo do GLP chega a ser 30% a 40% menor que o da eletricidade, o que permite reduzir as despesas com energia.
Eficiência
Ao adotar o GLP como fonte de energia, a lavanderia industrial aumenta sua eficiência, diminui o tempo dos processos, melhora o desempenho das operações e torna a rotina mais produtiva. Assim, é possível oferecer um serviço muito melhor para os clientes e lavar muito mais peças em menos tempo.
Fornecimento ininterrupto
Numa lavanderia industrial, as operações de lavagem e secagem de roupas e enxovais não podem parar. Afinal, qualquer interrupção imprevista atrasa os processos e causa vários prejuízos.
Assim, se acaba a luz ou o fornecimento de energia elétrica é interrompido, pode-se perder um tempo precioso de trabalho! Usando equipamentos a gás, esse risco é inexistente, pois o GLP pode ser estocado e fornece energia de forma ininterrupta.
Secadora a gás ou elétrica?
As secadoras elétricas não têm restrições quanto à secagem de nenhum tipo de tecido e não produzem fuligem, o que faz com que a limpeza e a manutenção das máquinas sejam mais simples.
Entretanto, elas têm uma imensa desvantagem: seu baixo potencial calorífico. Secadoras elétricas demandam mais tempo de secagem do que o GLP para atingir o mesmo resultado, o que diminui a produtividade, atrasa os processos da lavanderia industrial e desperdiça dinheiro e energia.
Secadoras a gás GLP, por sua vez, são muito mais práticas, rápidas e eficientes. Devido ao alto poder do GLP de gerar calor, é possível secar a roupa em muito menos tempo, gastando menos energia e agilizando o processo. Além disso, como o gás permite combustão instantânea, não é necessário esperar a temperatura chegar no ponto ideal.
É bem verdade que alguns tipos de tecidos não podem ser secos em secadoras a gás sob o risco de encolher ou serem danificados. Entretanto, numa lavanderia industrial, isso faz pouca diferença, já que peças de tecidos mais delicados não costumam ser enviadas para lavagem pelas empresas que contratam o serviço. Assim, a secadora a gás GLP continua sendo a opção mais vantajosa para lavanderias industriais.
O que levar em conta na hora de fechar negócio com uma empresa de gás?
Escolha uma empresa com experiência de mercado
Existem várias empresas de gás no mercado, mas nem todas têm a experiência necessária para prestar um serviço de qualidade. Na hora de contratar, busque referências e priorize uma empresa especializada, experiente e com uma boa reputação. Procure saber também se ela tem profissionais qualificados em seu quadro para realizar a instalação.
Verifique os cuidados na instalação
Uma instalação de gás feita da forma adequada evita vazamentos e outros incidentes, e torna o uso mais seguro. Assim, verifique se a empresa realiza os testes necessários na hora de instalar o GLP na lavanderia industrial.
Não se esqueça de checar também se a empresa obedece às normas de segurança no ato da instalação e se ela oferece assistência e manutenção preventiva periódica, pois essas precauções são fundamentais!
Avalie o custo-benefício
Por fim, avalie o custo-benefício da empresa. Afinal, nem sempre a opção mais barata atende às necessidades da lavanderia, e nem sempre um serviço mais caro será superior. É preciso analisar se os serviços oferecidos pela empresa são suficientes para suprir sua demanda.
A melhor empresa para realizar a instalação e o fornecimento de GLP para lavanderia industrial é a Consigaz. Contamos com mais de 40 anos de experiência no mercado e prestamos os melhores serviços de instalação e fornecimento de GLP para empresas.
Quer saber o que mais podemos fazer por seu negócio? Visite o nosso site e fique por dentro de todos os nossos serviços!