Adotar o gás GLP como fonte de energia para bares e restaurantes traz várias vantagens, como a eficiência e a economia. Mas você já parou para se perguntar como é feito o abastecimento de gás para esses estabelecimentos?

Essa é uma dúvida interessante, pois o mais comum é pensar em botijões de gás. Entretanto, existe uma opção ainda melhor, disponível para empresas, que é o abastecimento de gás a granel.

Neste post, vamos explicar o que é o GLP e como ele pode ser benéfico para bares e restaurantes, e esclarecer de uma vez por todas como o abastecimento de gás a granel é realizado. Acompanhe!

Gás GLP em food service

O GLP é a sigla para Gás Liquefeito de Petróleo, ou simplesmente “gás de cozinha”. De abrangência nacional, é utilizado amplamente em bares e restaurantes devido às suas características muito vantajosas para o setor de food service.

Trata-se de um insumo de alta capilaridade, capaz de alcançar qualquer região do Brasil, e com um custo-benefício excelente. Além disso, sua capacidade de gerar calor é enorme, o que o torna uma fonte de energia extremamente eficiente.

Para bares e restaurantes, que têm uma alta demanda energética e longos períodos de funcionamento, o alto desempenho do GLP é um grande diferencial. Da mesma maneira, sua versatilidade faz com que seja útil para uma série de processos na cozinha, facilitando a rotina e tornando o trabalho no estabelecimento mais produtivo.

Quais as vantagens de utilizar o gás GLP em bares e restaurantes?

O GLP chega a qualquer região do país

Uma das razões para o uso do GLP em bares e restaurantes ser tão popular é sua capilaridade. Como ele é um gás facilmente transportável em cilindros e botijões, sua comercialização é muito mais simples. Por isso, é um combustível que chega a todas regiões e consegue abastecer com qualidade bares e restaurantes em qualquer lugar do Brasil.

O gás natural demanda tubulação especial, rede encanada e acordos políticos, o que torna seu uso muito mais restritivo. Ainda hoje, ele não chega a grande parte do país. Assim, o GLP é a melhor solução para abastecimento de bares e restaurantes, por mais distante que estejam das metrópoles.

O GLP é mais eficiente

A eficiência é outro diferencial do GLP que o torna especialmente útil para bares e restaurantes. Para dar conta do alto consumo do setor de food service, a fonte de energia adotada tem que ter um ótimo desempenho.

E é aí que o GLP se destaca: como seu potencial de produzir calor é altíssimo, o GLP é uma alternativa eficiente e econômica, pois consegue produzir mais energia gastando menos.

O GLP é útil para diversas finalidades

Outro motivo para adotar o GLP é a sua versatilidade, o que torna seu uso extremamente vantajoso no setor de food service. Afinal, além de ser utilizado para cozinhar alimentos, ele pode ser empregado em processos de pasteurização e, ainda, para manter a temperatura dos equipamentos da cozinha constante.   

O GLP tem um ótimo custo-benefício

Além de ser econômico por gerar mais calor consumindo menos, o GLP também tem um custo-benefício bem interessante. Como sua tarifa costuma ser mais barata do que a da energia elétrica, utilizar equipamentos a gás no bar ou restaurante ajuda a reduzir as despesas do estabelecimento.

Onde instalar o gás GLP em bares e restaurantes?

As normas de segurança indicam que os cilindros ou botijões de gás GLP, quando houver, devem ficar localizados em áreas ventiladas no exterior da construção. A instalação em lugares fechados ou pouco arejados não é permitida, já que, em caso de vazamento, seria difícil dispersar o gás.

Já a central de gás propriamente dita pode ser instalada nos fundos da edificação, em sua lateral, na parte da frente ou até mesmo em lajes. As tubulações podem ou não ficar aparentes.

É papel da fornecedora de GLP para o bar ou restaurante desenvolver um projeto personalizado, respeitando a planta, o espaço físico disponível e a demanda do empreendimento. Além da instalação, o fornecimento de GLP e a manutenção da central de gás e das tubulações da empresa também ficam a cargo da empresa.

O local exato das instalações depende do projeto arquitetônico do bar ou restaurante e de suas particularidades. O importante é escolher um lugar estratégico, que permita que o abastecimento de GLP seja feito sem interrupções.

Como funciona o abastecimento de gás GLP para food service?

O primeiro passo é contratar uma empresa especialista em serviços de instalação e abastecimento de GLP, como a Consigaz. É função da empresa realizar a instalação do gás no bar ou restaurante, bem como de fazer todos os testes de segurança necessários antes de liberar o uso.

Depois que a instalação tiver sido concluída, o abastecimento de GLP é realizado sob medida para o estabelecimento. Para isso, o método adotado é o sistema bobtail de abastecimento a granel, que permite fornecer o gás conforme a demanda, de forma personalizada.

Com o sistema bobtail, não é necessário se preocupar com botijões de gás, porque o GLP é transferido do caminhão abastecedor direto para um tanque fixo instalado no estabelecimento, de tamanho definido a partir do perfil de consumo.  

O abastecimento a granel é muito vantajoso, pois elimina o risco de interrupções temporárias no fornecimento e acaba de vez com o medo de não saber quando o gás vai acabar. Essa modalidade é considerada prática, segura e contínua. 

Quais as principais normas para instalação e abastecimento do GLP em bares e restaurantes?

As normas de segurança mais importantes referentes à instalação e ao abastecimento de GLP para bares e restaurantes são as normas do Corpo de Bombeiros e as da ABNT.

Uma das principais orientações é de que a área onde a central de gás será instalada conste da planta baixa do projeto e que os vasilhames de gás fiquem protegidos em locais arejados e fora da edificação. Mas há outras regras de ouro, como veremos a seguir.

Normas ABNT para instalação de gás

Existem algumas normas da ABNT específicas para instalações de gás. A NBR 13103, por exemplo, versa sobre as exigências para instalar equipamentos a gás, orientando, por exemplo, que a soma das potências de todos os aparelhos não pode superar os 80 KW para evitar sobrecarga.

Já a NBR 15526 estipula algumas regras para a montagem de cozinhas industriais em áreas comerciais e residenciais e algumas exigências para construir tubulações de gás embutidas, como, por exemplo, as precauções que se deve ter com as conexões de cobre e os tubos utilizados. A NBR 15358, por sua vez, é destinada para instalações não residenciais (como bares e restaurantes) e define os pré-requisitos que uma rede de distribuição interna de gás deve ter.

Outras normas de segurança importantes

É importante que recipientes e tubulações que fiquem em contato com o gás sejam fabricados em aço, material que oferece a resistência e a segurança necessárias para suportar altas pressões. O uso do plástico não é permitido, até porque o gás é considerado inflamável.

E, por falar em tubulações, é importante ressaltar que, embora o drywall seja uma tendência, a tubulação de gás não pode passar no interior de paredes em drywall, já que o material não suporta a pressão exercida pelo gás da mesma forma que uma parede robusta de alvenaria.

Considerações na hora de contratar uma empresa de abastecimento de gás GLP

Depois de muito pesquisar sobre as vantagens do GLP e chegar à conclusão de que essa é a melhor opção para bares e restaurantes, é preciso tomar uma decisão importante: a empresa que será responsável pela instalação e o abastecimento do gás.  

Ao contratar uma empresa de gás, procure sempre boas referências. Certifique-se de que a companhia escolhida tem experiência na área, se presta um serviço de qualidade e conta com profissionais capacitados. Outro ponto importantíssimo é averiguar se a empresa cumpre as normas de segurança relacionadas à instalação e abastecimento de gás.

Também é importante se certificar de que a empresa oferece um bom custo-benefício, ou seja, se o preço cobrado condiz com a qualidade do serviço e do atendimento. Não se esqueça de verificar se as soluções oferecidas são o suficiente para atender às necessidades de seu empreendimento.  

E, finalmente, procure saber se a empresa presta suporte e orientação quanto ao manuseio do gás e se oferece manutenção preventiva. Esses são cuidados importantes para a segurança do estabelecimento, de sua equipe e seus clientes. Afinal, o uso do GLP é seguro, mas exige alguns cuidados.   

Ao avaliar todos esses critérios, a melhor opção é a Consigaz! Estamos no mercado há mais de 40 anos oferecendo instalação e abastecimento de GLP para empresas de todos os portes. Nossos profissionais são treinados para prestar um serviço primoroso, e ainda oferecemos manutenção periódica e todo o suporte de que você precisa!

A Consigaz é referência quando o assunto é abastecimento ininterrupto, seguro e eficiente para bares e restaurantes. Quer contratar nossos serviços? Então visite nosso site e entre em contato pelos nossos canais de relacionamento.

Clique no banner para saber mais!