Pizza é a comida mais democrática que existe! É difícil encontrar alguém que não aprecie essa receita tão tradicional, que remete a aconchego e conforto. Isso talvez explique a popularidade das pizzarias no Brasil inteiro! Mas, afinal, como escolher o modelo perfeito para o uso em pizzarias? Vale mais a pena investir em forno de pizza a gás, elétrico ou o tradicional forno a lenha? Se você tem essas dúvidas, continue neste post que a gente te explica!

Quais os tipos de forno de pizza?

Forno de pizza a gás

O forno de pizza a gás é potente, eficiente e atinge altas temperaturas com rapidez. Além disso, é um modelo prático e econômico, capaz de produzir várias pizzas por hora para atender a demanda.

Além de o forno em si ter um valor acessível, o gás para abastecê-lo também custa mais barato do que a energia elétrica e a lenha, o que faz com que a economia desse tipo de forno seja ainda mais expressiva.  

Forno de pizza elétrico

O forno de pizza elétrico é prático e fácil de ligar, e se adéqua a cozinhas pequenas. Além disso, contam com termostato ajustável e timer programável, o que simplifica a rotina. Mas tem como grande desvantagem o fato de consumir muita energia. Além disso, o aquecimento do forno elétrico também é mais lento.

Caso opte pelo forno elétrico, atente para as especificidades. Escolha um modelo com um bom isolamento térmico e priorize modelos de inox, que são mais fáceis de limpar e preservar e têm uma durabilidade maior.

Forno de pizza a lenha

Os fornos de pizza a lenha geram calor de três formas distintas: por refração da chama, por redistribuição térmica e, pela produção do calor a partir de uma base de carvão quente. Não dá para negar que ele confere um charme e um ar rústico ao ambiente, o que pode ser bem atrativo.

O problema é que esse tipo de forno não é nada prático, já que exige a lenha como matéria-prima. Assim, é preciso se preocupar com a compra, o armazenamento e a conservação. Além disso, o forno a lenha faz sujeira e emite fumaça, prejudicando o meio ambiente.

Leia também: Forno a gás para a padaria: Veja os melhores modelos

Quais as vantagens de usar o forno de pizza a gás?

Investir num forno a gás para pizzaria é uma excelente ideia, já que esse tipo de forno traz várias vantagens, como o aumento da produção, a economia de energia em comparação com o forno elétrico, a praticidade e a facilidade de uso e manutenção.

Além disso, o forno a gás contribui para o preparo de pizzas de maior qualidade, mais saborosas, algo fundamental para o sucesso do negócio! Como benefício extra, precisamos citar que o forno a gás é mais sustentável e não causa danos ao meio ambiente, ao contrário do forno a lenha.

Como escolher o forno de pizza a gás ideal?

Agora que você já sabe quais são as vantagens do forno de pizza a gás, é necessário escolher o modelo ideal para seu negócio. Existem diversos modelos e tamanhos de forno a gás para pizzaria no mercado, cada qual com suas especificidades para atender às mais variadas demandas.

Na hora da compra do forno, é importante analisar as características de cada marca e modelo e avaliar quais atendem melhor os tipos de operação de sua pizzaria. Nessa análise, deve-se considerar fatores referentes ao volume de produção do estabelecimento e às particularidades de cada forno.

Por exemplo, é necessário levar em conta como serão as operações da pizzaria, o movimento em horários de pico, se vai ou não ter delivery, a média de pizzas assadas por dia, entre outras variáveis que podem interferir na escolha do modelo ideal de forno.

Também é importante analisar as características específicas de cada forno, pontuando seus principais diferenciais e pesando os prós e contras de cada modelo. Avalie o custo-benefício e também aspectos técnicos relevantes, como o tamanho e a capacidade de produção.

Leia também: O melhor guia de GLP para Food Service – Bares, Restaurantes e Padarias

Gás GLP em pizzarias

Ok, já explicamos que o forno de pizza a gás é mais vantajoso do que os fornos elétricos ou a lenha. Agora falta falar sobre os benefícios de utilizar um forno a gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que leva vantagem sobre o gás natural em muitos aspectos. Mas, antes disso, é importante esclarecer o que é o GLP e como ele funciona no setor de food service.

O GLP é um gás derivado do petróleo e conhecido popularmente como gás de cozinha devido ao seu uso frequente na cocção de alimentos. Há vários fatores que explicam sua popularidade em restaurantes, como a sua versatilidade (ele serve para várias outras funções além do preparo da comida) e a sua alta capilaridade.

Aqui, vale uma breve explicação sobre as características do GLP. Como é um gás que, quando sob pressão, passa para o estado líquido, ele é muito fácil de ser transportado e comercializado em cilindros, podendo chegar a qualquer lugar do Brasil. Assim, pouco importa se a pizzaria está localizada no Norte ou no Sudeste; se fica em uma pequena vila ou num bairro populoso: é certo que o GLP chegará lá.

Além das vantagens já mencionadas, o GLP tem uma série de peculiaridades que tornam seu uso muito interessante para pizzarias, como a eficiência, o alto desempenho e a economia que ele proporciona. 

Quais as vantagens de utilizar o gás GLP em pizzarias?

Uma das principais vantagens do GLP em pizzaria é a sua grande eficiência. O GLP é um gás de alto poder calorífico, o que quer dizer que gera mais energia gastando menos. Isso leva a uma maior eficiência energética e a um aumento da produtividade.  

Além disso, usar GLP permite economizar energia elétrica, que é muito mais custosa. A título de comparação: para atingir a mesma quantidade de calor liberada por quilo de GLP são necessários 13,37 quilowatts de energia elétrica. Agora, pense na demanda de uma pizzaria, que precisa manter seus fornos ligados por várias horas todos os dias, e calcule a economia gerada pelo GLP.

Duas outras características muito vantajosas do GLP são o fato de promover aquecimento rápido e uniforme, e de controlar a temperatura, permitindo que a massa asse de forma homogênea sem queimar.

Além de tudo isso, o GLP proporciona segurança e praticidade. O abastecimento é feito a granel, sob demanda, e a manutenção é simples e barata, já que os custos são muito inferiores aos da manutenção de equipamentos elétricos, que exigem instalações potentes e trocas de resistência constantes.

Quando for escolher a fornecedora de GLP para sua pizzaria, opte por uma empresa renomada, que tenha profissionais capacitados para os serviços de instalação e abastecimento de gás e que obedeçam a todas as normas de segurança.

A Consigaz é referência há mais de 40 anos e oferece os melhores serviços em instalação de GLP para as empresas. Quer se informar melhor sobre nossas soluções? Visite o nosso site e conheça todos os benefícios que a Consigaz pode oferecer à sua pizzaria.

Clique no banner e saiba mais!