Administrar uma empresa envolve uma série de despesas que precisam ser cuidadosamente monitoradas para garantir a saúde financeira do negócio. Entre esses gastos, os custos fixos desempenham um papel crucial, pois são aqueles que não variam com a produção ou o volume de vendas.

Um dos custos fixos mais significativos é a energia elétrica. Seja em uma pequena loja ou em uma grande fábrica, o consumo de eletricidade pode representar uma fatia substancial do orçamento da empresa. Daí a importância de buscar alternativas para reduzir esses custos.

Neste post, vamos explorar em detalhes como os gastos de energia elétrica impactam as finanças da sua empresa e como reduzi-los com fontes de energia mais eficientes. Também vamos apresentar o GLP como uma alternativa vantajosa para diminuir os custos fixos e obter resultados melhores. Acompanhe!

O que são custos fixos?

Os custos fixos de uma empresa são aqueles invariáveis, que continuam os mesmos independentemente do volume de operações ou da demanda pelos produtos ou serviços. Eles são despesas recorrentes, que ocorrem todos os meses, ainda que não haja vendas ou prestação de serviços.

Já os custos variáveis, como o nome sugere, têm os valores alterados de acordo com a produção e/ou a demanda. Eles só acontecem com a concretização de uma venda ou a prestação de um serviço.

Alguns custos fixos das empresas são o aluguel do espaço, a folha de pagamento salarial, os seguros, os serviços de segurança e de limpeza, a fatura de internet e telefone e, é claro, as contas de consumo, como água e energia elétrica. Inclusive, a energia elétrica é um dos custos fixos mais expressivos, como veremos no tópico seguinte.

É extremamente importante que as empresas busquem alternativas para reduzir seus custos fixos, já que eles têm uma influência direta na produtividade e na lucratividade.

Leia também: 7 dicas para reduzir o consumo de energia na indústria

O impacto da energia elétrica nos custos fixos

O gasto com energia elétrica é um dos principais custos fixos das empresas, e exerce um grande impacto em seus resultados financeiros. Por isso, é um desafio para os empresários buscar fontes de energia mais econômicas e eficientes.

Para você ter uma ideia do impacto do custo da energia elétrica no orçamento da empresa, saiba que, de acordo com um estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), os gastos com eletricidade chegam a representar mais de 40% dos custos de produção da indústria.

No mercado corporativo, o cenário não é muito diferente. O alto consumo de energia e o desperdício são desafios que precisam ser enfrentados pelas empresas para que conquistem resultados melhores e mantenham um crescimento sustentável.

Alternativas para reduzir os custos com energia elétrica

Como vimos, as despesas com energia elétrica têm um forte impacto nos custos fixos das empresas, independentemente de seu porte ou do segmento em que atuam. Uma das alternativas mais eficazes para reduzir esses gastos e economizar energia é adotar uma fonte energética mais eficiente, como o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

O GLP é um combustível de alto desempenho e muito econômico. Além de sua eficiência, ele reúne outras características bastante vantajosas, como a versatilidade, a facilidade de armazenar e transportar, a sustentabilidade e, é claro, o seu excelente custo-benefício.

Hoje, é vital priorizar o uso de tecnologias sustentáveis e adotar fontes de energia mais eficientes e econômicas nas empresas e nas indústrias, como forma de diminuir não só o seu impacto ambiental como também os seus custos fixos. Nesse sentido, o GLP desponta como uma alternativa viável para substituir a energia elétrica e permitir que as empresas reduzam suas despesas.

Benefícios do GLP para uma empresa

Em comparação com a energia elétrica, o GLP apresenta várias vantagens para as empresas. Já mencionamos brevemente as principais delas, mas vale a pena detalhar os benefícios desse combustível. Confira a seguir:

Custo mais baixo

Uma das características mais marcantes do GLP é o seu custo-benefício. Além de ser mais eficiente do que a energia elétrica, em geral, a sua tarifa costuma ser mais barata.

Assim, ao substituir parte dos equipamentos elétricos por equipamentos a gás, as empresas conseguem cortar custos e passam a ser mais competitivas e lucrativas.

Crédito de ICMS

Outro fator que torna o GLP mais vantajoso financeiramente é o crédito de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O gás utilizado como insumo para a atividade principal da empresa não é tributado pelo ICMS, o que torna seu custo-benefício ainda mais atrativo para as empresas.

Flexibilidade de uso

Outra grande vantagem do GLP é a flexibilidade. Trata-se de um combustível muito versátil, que pode ser usado em diversas aplicações industriais e comerciais. Essa versatilidade nem sempre é possível com a energia elétrica, que tem aplicações limitadas.

Leia também: Sistema de refrigeração industrial: o que é e como funciona?

Eficiência energética

Sem dúvida, a característica mais vantajosa do GLP é a eficiência energética, que é bem maior que a da eletricidade.

O GLP tem um altíssimo poder calorífico, o que significa que é necessário menos combustível para produzir a mesma quantidade de calor em comparação com a energia elétrica. Em outras palavras, ele permite produzir mais gastando menos, o que é fantástico para reduzir os custos fixos das empresas.

Só para você ter uma noção da eficiência do GLP, 1kg do gás consegue gerar até dez vezes mais energia do que uma quantidade equivalente em Kw. Isso prova que o combustível é bem mais eficiente do que a eletricidade.  

Independência energética

Também vale destaque a independência energética que o GLP proporciona em relação à rede elétrica. Mesmo que haja panes elétricas e interrupções no fornecimento de energia, o abastecimento de GLP é contínuo, e a alimentação dos equipamentos a gás segue inabalada. Desse modo, a empresa não precisa pausar suas atividades por falta de combustível.

Facilidade de armazenamento e transporte

Por fim, o GLP é fácil de armazenar e transportar. Ele é comercializado em sua forma líquida, acondicionado em cilindros ou botijões, e tem uma alta capilaridade, sendo capaz de chegar a todas as regiões do Brasil. Inclusive, o GLP está presente em mais de 99% das localidades, o que não ocorre nem mesmo com a energia elétrica.

Graças ao seu amplo alcance, o GLP é uma opção muito conveniente para locais remotos ou de difícil acesso. Isso é especialmente útil para empresas com sedes afastadas dos grandes centros urbanos.

Como instalar GLP em uma empresa?

Instalar GLP nas empresas é mais fácil do que você imagina. Confira o passo a passo a seguir e aproveite as vantagens dessa eficiente fonte de energia:

Escolher um fornecedor de confiança

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher a empresa que será responsável pela instalação e pelo abastecimento da central de gás. Nessa etapa, pesquise bastante, busque avaliações e feedbacks em sites, consulte a reputação da empresa nas mídias sociais e peça indicações.  

O ideal é que, antes de assinar o contrato, você confirme a confiabilidade e a experiência da empresa. Ela precisa estar regularizada e apta para atuar na área, contar com um quadro de funcionários experientes e competentes e, é claro, oferecer um ótimo custo-benefício.

Agendar uma visita técnica

Depois de escolher o fornecedor, é preciso entrar em contato e agendar uma visita técnica com a equipe da empresa. Na data combinada, os técnicos irão avaliar o local e a demanda e fazer um projeto personalizado. Também irão marcar a instalação da central de gás.

Realizar a instalação

No dia marcado, a equipe técnica irá instalar a central de gás e todas as tubulações. Além disso, vai realizar um teste de estanqueidade para assegurar que não haja vazamentos e, com tudo certo, o engenheiro responsável irá emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e os demais laudos necessários, liberando o uso do gás. Também será responsabilidade da empresa realizar uma manutenção preventiva periódica para garantir a segurança das instalações.

Leia também: Como funciona uma cabine de pintura?

Conte com a Consigaz para reduzir os custos fixos com energia da sua empresa

Como vimos, reduzir os custos fixos é um desafio para as empresas, pois pode fazer toda a diferença na lucratividade e na produtividade. Os gastos com energia elétrica estão entre os mais expressivos, por isso é urgente buscar alternativas mais econômicas e eficientes. É nesse contexto que o GLP aparece como uma opção viável e vantajosa para quem quer gastar menos energia e cortar despesas.

Além da eficiência e do custo-benefício, o GLP apresenta uma série de vantagens para as empresas. No entanto, para aproveitar esses benefícios, é preciso contar com uma fornecedora de confiança, como a Consigaz.

A Consigaz atua há mais de 40 anos no mercado, e é referência quando o assunto é instalação e distribuição de gás para empresas, indústrias e condomínios. Além de oferecer segurança, praticidade e comodidade, a Consigaz conta com profissionais qualificados e presta um suporte ágil e personalizado.

Um dos nossos principais canais de relacionamento é o App Grupo Consigaz, disponível para empresas e Conta SIM, onde é possível controlar o consumo, quitar faturas e muito mais. Além disso, contamos com um exclusivo portal do cliente, para solicitar serviços como a instalação ou o religue de gás, e um canal no WhatsApp, para obter a 2ª via dos boletos de pagamento e fazer outras solicitações.

Quer reduzir os custos fixos da sua empresa substituindo a eletricidade pelo GLP? Pode contar com a Consigaz! Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento agora!