O GLP traz várias vantagens para setores como a indústria, o agronegócio e o food service. Entre os seus benefícios está o alto poder calorífico que permite um controle de temperatura mais preciso em comparação com outras fontes de energia. Isso o torna um combustível adequado para diversos processos que exigem temperatura homogênea.
Neste artigo, vamos explicar a importância do controle de temperatura e como melhorar esse processo com o GLP.
O que é GLP?
O gás GLP (Gás Liquefeito do Petróleo, ou “gás de cozinha”) é um combustível derivado do petróleo composto majoritariamente pelos gases butano e propano. Apesar de muitas vezes estar associado a atividades culinárias, está bem longe de ser um gás usado somente na cocção de alimentos. Pelo contrário, ele tem múltiplas funções nos mais variados setores.
Trata-se de um dos combustíveis mais úteis para a indústria, o agronegócio e o food service, que serve para alimentar vários equipamentos, como caldeiras, fornos, chapas, churrasqueiras, lareiras, aquecedores, estufas e até mesmo empilhadeiras. Ele também é usado para gerar vapor, higienizar e esterilizar utensílios ou superfícies, aquecer água e fluidos e participar de processos industriais diversos.
Algumas das suas características mais importantes são alta capilaridade, que faz com que chegue facilmente a todas as regiões do país, eficiência, excelente custo-benefício e versatilidade.
Mas o que mais se destaca no GLP é o seu alto poder calorífico, que faz com que ele alcance altas temperaturas rapidamente com menos combustível. Além de economizar energia, essa particularidade do GLP permite um controle muito mais apurado da temperatura, algo necessário em diversos processos.
Leia também: Conheça tudo sobre o GLP para churrascaria!
A importância do controle de temperatura
O controle preciso de temperatura é fundamental nos diferentes setores: food service, indústria e agronegócio. Muitos dos processos simplesmente não são possíveis de serem realizados em uma temperatura inadequada, ou são severamente prejudicados, o que afeta a qualidade do produto final.
Na agricultura, por exemplo, processos como a torrefação do café, a secagem de grãos e a desidratação de frutos são muito sensíveis à temperatura. O mesmo ocorre na indústria pecuária. Estufas de aviários precisam de um controle rígido da temperatura para que as aves se desenvolvam da maneira adequada.
Vários processos industriais também se beneficiam de um bom controle de temperatura. Na indústria alimentícia, por exemplo, a pasteurização do leite e a fabricação de queijos, iogurtes e requeijões precisam ser feitas na temperatura ideal. Qualquer variação pode prejudicar a qualidade, gerar desperdícios e fazer com que a indústria perca dinheiro.
Em frigoríficos, a temperatura também deve ser mantida sob controle, uma vez que isso impede a proliferação de bactérias e ajuda os alimentos a se manterem conservados por mais tempo.
Além disso, o setor de food service também é beneficiado pelo uso de uma fonte de energia que permite controlar bem a temperatura. Afinal, várias receitas exigem temperatura homogênea. Até mesmo o preparo de hambúrgueres e carnes em geral requer temperatura uniforme para assar por igual e manter a suculência e o sabor.
Dicas para melhorar o controle de temperatura com GLP
Além de usar uma fonte de energia que permita controlar melhor a temperatura, como o GLP, é possível otimizar esse controle utilizando algumas técnicas. É possível, por exemplo, investir em soluções de automação e controle inteligente, equipamentos a gás mais modernos e controladores programáveis.
Além disso, fazer a devida manutenção em todos os equipamentos a gás e seguir com rigidez as normas de segurança também são boas práticas que ajudam a melhorar o controle de temperatura nos variados setores.
O GLP é a melhor fonte de energia para o controle de temperatura
Devido ao seu alto poder de gerar calor, o GLP permite regular a temperatura como nenhuma outra fonte de energia. Ele alcança altas temperaturas rapidamente e, por conta disso, proporciona um controle mais preciso.
Isso não acontece com fontes de energia menos eficientes, como é o caso da eletricidade ou do próprio gás natural, que levam mais tempo para alcançar temperaturas elevadas e são mais instáveis do que o GLP.
Mas essa não é a única vantagem do GLP frente a outras fontes de energia. Ele também apresenta melhor desempenho e é muito mais econômico.
A título de comparação: o potencial calorífico de um quilo de GLP é dez vezes maior que o de um quilowatt, o que o torna bem mais eficiente do que a eletricidade. Quando comparado com o gás natural, a diferença também é grande. Afinal, um quilo de GLP pode produzir até 11.750 quilocalorias de energia, enquanto um quilo de gás natural gera somente 9.400 quilocalorias.
Graças ao seu alto rendimento e à sua eficiência, o GLP é uma fonte de energia mais econômica em relação à energia elétrica e ao gás natural. Isso melhora o seu custo-benefício e faz com que seja a opção mais vantajosa para as indústrias, o agronegócio e o food service.
Leia também: Como fazer o controle das ervas daninhas com GLP?
Como escolher o melhor fornecedor de GLP?
Já explicamos o que torna o GLP uma fonte de energia tão vantajosa e abordamos a importância de adotar uma fonte de energia que permite melhor controle da temperatura. Agora, falta só saber como escolher o melhor fornecedor de GLP para seu negócio. Confira os critérios que listamos a seguir:
Experiência no segmento
A primeira condição para escolher um fornecedor de gás é a sua bagagem. O gás é um setor crítico, exige uma série de cuidados na instalação e no manuseio e, por isso, é imprescindível que a empresa tenha experiência na área. Priorize companhias que já atuam há bastante tempo e contam com profissionais qualificados para o serviço.
Outro ponto importante é a reputação da empresa no mercado. Afinal, de nada adianta ter experiência mas uma imagem péssima perante os clientes. Por isso, pesquise bastante sobre a companhia antes de fechar negócio. Busque avaliações de outros clientes nas mídias sociais e em sites de reclamação e, se possível, peça indicações.
Cumprimento das normas de segurança
Também é preciso atentar para o cumprimento das normas de segurança relativas à instalação e ao uso de gás. Por ser uma substância inflamável, é preciso ter muita cautela para evitar vazamentos que levem a acidentes, incêndios ou explosões.
Para evitar qualquer tipo de problema, é necessário escolher uma empresa que obedeça todas as normas de segurança, como as da ABNT, as do Corpo de Bombeiros e as normas reguladoras do Ministério do Trabalho e do Emprego.
Certifique-se também de que a empresa oferece treinamentos para os seus funcionários e conta com um engenheiro capacitado para esse tipo de serviço, já que é ele quem vai emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e os demais laudos necessários.
Suporte técnico
O suporte técnico é outro grande diferencial. Preze por empresas que tenham um atendimento de primeira, estejam sempre acessíveis e ofereçam todo o suporte de que você precisa, a qualquer momento. Verifique se ela oferece manutenção preventiva periódica e suporte 24h.
Também vale a pena contratar uma empresa que ofereça um aplicativo que facilite a gestão do consumo de gás, a administração das faturas e outras funcionalidades, como a Consigaz. Isso facilita o controle e torna tudo muito mais prático.
Modo de fornecimento
Se possível, opte por uma empresa que trabalhe com o sistema de fornecimento de GLP a granel. Assim, o gás é transferido do caminhão abastecedor diretamente para um tanque instalado nas dependências da empresa.
É um método mais prático e seguro, que evita falhas e pausas no fornecimento. Com isso, é possível continuar operando durante o abastecimento, sem interrupções.
Custo-benefício
Finalmente, é preciso prezar pelo custo-benefício. Nem sempre a empresa mais cara irá prestar o melhor serviço, da mesma maneira que uma empresa mais barata nem sempre será mais vantajosa. É preciso checar se o preço cobrado é condizente com o serviço oferecido e se a empresa atende às suas necessidades.
Desconfie também de preços muito abaixo da média, pois podem ser um indicativo de que a empresa não investe tanto em equipamentos de qualidade e na capacitação de profissionais.
Leia também: Como fazer o armazenamento de gás GLP na indústria?
Consigaz: a melhor opção de GLP para o seu negócio
Agora que você já sabe como otimizar o controle de temperatura com GLP, que tal conhecer a Consigaz? Somos uma empresa que já atua há mais de 40 anos e temos ampla experiência em instalação, comercialização e abastecimento de GLP, inclusive para as indústrias, o agronegócio e o food service.
Investimos no treinamento de nossas equipes para oferecer um atendimento de excelência, oferecemos manutenção preventiva periódica e seguimos todas as normas de segurança relativas ao uso de gás para trazer mais segurança aos nossos clientes.
Além de oferecer o melhor serviço de instalação e fornecimento de gás, temos um app exclusivo para nossos clientes pessoa jurídica e Conta SIM (Sistema Individual de Medição). No App da Consigaz, é possível controlar o consumo, visualizar e quitar faturas, solicitar serviços, falar com o suporte, entre outras funcionalidades.
Quer uma fonte de energia eficiente e que permita um controle preciso da temperatura? Então entre em contato com a Consigaz e peça um orçamento para a instalação de GLP em seu negócio.