Abrir uma cafeteria é o sonho de qualquer amante de café! Afinal, quer coisa melhor do que transformar sua paixão em um negócio rentável? Não à toa, o café é um dos setores mais tradicionais do food service e apresenta um grande potencial de crescimento.

Só que as coisas não são assim tão simples: montar um empreendimento dessa natureza também tem seus próprios desafios, que devem ser encarados com seriedade e um bom planejamento. Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber para gerenciar uma cafeteria de sucesso. Pegue seu cafezinho e acompanhe!

Cafeteria: tendência crescente no food service

Uma cafeteria, por óbvio, é um estabelecimento especializado em cafés, dos mais variados tipos: seja café expresso, café com leite, cappuccino ou macchiato, essa bebida é a estrela do cardápio desse tipo de empreendimento. E as cafeterias são uma tendência do food service, apresentando um enorme potencial de expansão.

Isso não é à toa, já que o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. De acordo com o Sebrae, o mercado de café movimentou, somente em 2020, mais de R$ 27 bilhões. Isso representa um crescimento de mais de 60% em relação aos anos anteriores.  Nesse contexto, há muitas oportunidades para quem deseja empreender no ramo e abrir uma cafeteria.

Mas engana-se quem pensa que basta passar um cafezinho saboroso para ter sucesso nesse segmento. Na verdade, uma cafeteria é um negócio como qualquer outro, que deve ser muito bem planejado e executado para prosperar. Nesse sentido, o primeiro passo é definir que tipo de cafeteria você planeja montar.

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Tipos de cafeteria

Cafeteria e confeitaria

Esse tipo de cafeteria é focado naquele público que não dispensa aquele docinho. Tortas de diversos sabores, bolos mais elaborados, doces finos e cupcakes costumam fazer muito sucesso nesses estabelecimentos, e a experiência fica ainda melhor com um café de qualidade acompanhando as iguarias!

Cafeteria e lanchonete

Já as cafeterias tipo lanchonete são mais populares e buscam atender a um público mais abrangente, que deseja aproveitar o momento para degustar um bom café e fazer uma refeição rápida. No cardápio, há várias opções de lanches, como salgados, sanduíches, pães e tira-gostos em geral, além de sucos e outras opções de bebidas para quem não é fã de café.

Cafeteria e bar

Esse já é um empreendimento mais ousado e busca atender a um público que deseja estender um pouco mais o expediente, como uma “happy hour cafeinada”. Trata-se de um tipo de cafeteria que fica aberta até mais tarde e inclui bebidas alcoólicas no cardápio.

Cafeteria temática

As cafeterias temáticas são uma tendência que se populariza cada vez mais, seja pela proposta insólita, seja pela oportunidade de gerar muitas fotos para mídias sociais (afinal, trata-se de estabelecimentos bastante “instagramáveis”).

Os temas podem ser dos mais variados: há cafeterias temáticas que homenageiam super-heróis e outros personagens da cultura pop, como a Hello Kitty e personagens da Disney. Elas também podem ter como tema filmes e séries, ou até mesmo animais: os “gato cafés” são uma febre, e alguns contam até com um espaço reservado a bichanos para adoção.

Franquias

Por fim, o tipo de cafeteria mais fácil de se gerenciar são as franquias de grandes redes. Nesse caso, não há a possibilidade de grandes personalizações, pois todas as lojas da rede têm uma padronização, mas, em contrapartida, é possível contar com o apoio do franqueador. Além disso, o público costuma confiar em cafeterias de franquia, por saber que há um padrão de qualidade a ser seguido.

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Como é feita a gestão de uma cafeteria?

Pesquise sobre sua audiência

Após escolher o tipo de cafeteria ideal, o próximo passo é pesquisar a audiência, ou seja, definir qual público se deseja alcançar e como atender às demandas e desejos dessa clientela.

Pode ser que seu foco sejam famílias e grupos de amigos em busca de um lugar para conversar e um café saboroso. Ou, talvez, profissionais de empresas localizadas nos arredores que buscam um local para aquele cafezinho pós-almoço ou no fim do expediente. Ou, ainda, profissionais liberais que precisam de um lugar confortável para trabalhar. Definindo o público-alvo, é possível entender o que os clientes esperam de uma cafeteria.

Escolha uma boa localização

Normalmente, a localização está diretamente ligada ao público que se quer alcançar. Afinal, uma cafeteria localizada num shopping vai atrair um tipo de cliente distinto de um estabelecimento localizado numa pequena rua residencial.

De um modo geral, locais com uma intensa circulação de pessoas todos os dias são os mais indicados para a abertura de uma cafeteria, como centros comerciais, ruas e avenidas que concentram sedes de várias empresas, bairros movimentados, pontos perto de faculdades e até mesmo shopping centers.

Invista em equipamentos profissionais

Acredite: a qualidade dos equipamentos utilizados na cafeteria faz toda a diferença. Por isso, invista em máquinas de expresso, moedores de café, balanças culinárias, utensílios de cozinha e eletrodomésticos de uso profissional, eficientes o bastante para proporcionar receitas deliciosas e dar conta do intenso fluxo de clientes diário.

Utilize insumos de qualidade

Assim como os equipamentos, utensílios e outros materiais devem ser de alta qualidade, também deve-se prezar pela excelência dos insumos usados na cafeteria. Por isso, utilize alimentos frescos, produtos de marcas reconhecidas no mercado, e um café de ótima qualidade. Se puder investir em cafés especiais, melhor ainda!

Planeje seu orçamento

Assim como ocorre em qualquer negócio, a cafeteria também precisa ter um orçamento bem planejado. É preciso controlar o fluxo de caixa, categorizar todas as despesas do estabelecimento, ficar de olho no capital de giro e respeitar o limite de gastos estabelecido. Isso é essencial para evitar prejuízos financeiros e não fechar o mês em maus lençóis.

Ofereça um bom atendimento

Nunca é demais frisar que um atendimento gentil e eficiente aos clientes é fundamental para o sucesso da cafeteria. A equipe precisa ser bem treinada e estar sempre pronta para resolver qualquer problema e proporcionar uma experiência maravilhosa, que transcende a qualidade do café e o sabor dos quitutes servidos.

Como otimizar a gestão de cafeteria?

Treine sua equipe

Em geral, o ritmo de trabalho numa cafeteria é intenso, sobretudo nos horários de pico. Por isso, além de prestar um atendimento cordial, a equipe precisa ser bem treinada para dar conta de todos os pedidos e atender às demandas com agilidade, qualidade e eficiência.

Entre os funcionários imprescindíveis para a rotina da cafeteria estão os baristas, os atendentes, os garçons, os caixas e, caso o estabelecimento sirva receitas preparadas na hora, os cozinheiros. A quantidade de profissionais depende do porte e do movimento da loja.

Escolha bons fornecedores

Na hora de escolher os fornecedores, preze pela qualidade oferecida e pela rapidez com que os produtos são entregues, para não correr o risco de ficar na mão e faltar produto no cardápio. 

Aliás, uma boa dica é contar com vários parceiros comerciais. Isso permite ter uma margem de negociação melhor, conseguir preços mais atrativos e, é claro, não ficar refém da disponibilidade de um único fornecedor.

Faça uma boa gestão de estoque

Para que o estabelecimento seja bem-sucedido, é importante controlar o estoque e acompanhar suas vendas de perto. Isso é especialmente importante em cafeterias, que contam com um espaço reduzido e não podem se dar ao luxo de excessos ou desperdícios.

É preciso saber exatamente quais produtos e materiais estão armazenados, o seu prazo de validade e a frequência com que são vendidos para planejar melhor as compras e evitar dois problemas muito comuns e trágicos para a gestão: itens encalhados no estoque (ou sendo descartados após perder a validade) e ingredientes em falta.

Ofereça o melhor custo-benefício

O planejamento dos preços dos produtos é uma parte essencial do sucesso de um empreendimento. Se, por um lado, vender caro demais pode afastar os consumidores, praticar preços muito abaixo da concorrência é sinônimo de perder dinheiro.

Por isso, o melhor a se fazer é pesquisar a base de preços praticados pelos concorrentes e prezar sempre pelo melhor custo-benefício, estabelecendo valores condizentes com a qualidade oferecida.

Invista em marketing e publicidade

Só que de nada adianta capacitar os funcionários, oferecer um atendimento impecável e uma ótima experiência, investir em equipamentos profissionais e nos ingredientes de melhor qualidade se ninguém ficar sabendo que sua cafeteria existe. Para se sobressair e atrair o público, é necessário investir em marketing e publicidade.

Para esse tipo de empreendimento, ações como distribuição de panfletos e divulgação de anúncios em veículos locais ajudam muito, assim como parcerias com empresas próximas ao local oferecendo descontos e benefícios aos seus colaboradores. Mas a divulgação nos meios digitais também pode e deve ser usada. Invista nas mídias sociais, produza conteúdo e assegure-se estar presente no Google Meu Negócio, por exemplo.

Vantagens de usar o GLP em cafeterias

O GLP é a sigla de Gás Liquefeito de Petróleo, também conhecido informalmente como “gás de cozinha”. Trata-se de um gás derivado do petróleo, que tem abrangência nacional e é muito utilizado no food service, devido às suas inúmeras características vantajosas para o setor.  

O GLP é um gás que apresenta alta capilaridade e pode ser facilmente transportado, o que faz com chegue a todas as regiões do país. Ou seja, pouco importa se a cafeteria estiver localizada numa capital ou numa cidadezinha pequena e afastada: em ambos os casos, o estabelecimento poderá contar com os benefícios do GLP.

Além disso, o GLP é muito versátil e pode ser utilizado para várias funções na rotina do empreendimento, como o aquecimento da água para passar o café, o abastecimento das máquinas usadas na cafeteria e até a calefação de ambientes.

Porém, a melhor qualidade do GLP é seu alto desempenho, o que o torna muito interessante para o uso em cafeterias. Como tem um alto poder de gerar calor, o GLP é extremamente eficiente e econômico, já que consegue produzir mais energia gastando menos combustível.

Isso é importante, pois as cafeterias contam com um intenso movimento de clientes e têm uma alta demanda energética que precisa ser suprida. Nesse sentido, o desempenho do GLP e seu custo-benefício são essenciais para o sucesso do local.

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Como instalar o GLP na sua cafeteria?

A instalação de GLP na cafeteria é simples e sem burocracias. A primeira medida a ser tomada é entrar em contato com uma empresa especializada na instalação e distribuição de GLP para empresas, como a Consigaz. Nossa equipe se encarrega de visitar o local e criar um projeto personalizado, coerente com a planta da construção, o espaço físico disponível da loja, a demanda e o perfil de consumo.

Na data combinada, profissionais especializados realizam a instalação da central de gás, inspecionam os equipamentos a gás usados na cafeteria e fazem todos os testes de segurança necessários, como o teste de estanqueidade que garante a inexistência de vazamentos.

Depois que a instalação é concluída, o engenheiro emite a ART e todos os laudos técnicos liberando o uso do gás na cafeteria. Além da instalação em si, o abastecimento de GLP e a manutenção da central de gás e das tubulações também são de responsabilidade da fornecedora. O fornecimento para empresas é feito a granel e sob medida, de maneira segura, programada e sem risco de interrupção.

Consigaz: melhor opção de GLP para food service!

Agora que você já entende um pouco melhor os meandros da gestão de uma cafeteria e sabe como o GLP pode atuar para melhorar a produtividade do empreendimento e economizar nas despesas com energia, falta escolher uma fornecedora para realizar a instalação do gás e fornecer o insumo. Por isso, que tal conhecer melhor o serviço da Consigaz?

A Consigaz conta com mais de quatro décadas de experiência em engarrafamento, distribuição e comercialização de GLP para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo cafeterias. Oferecemos os melhores serviços em instalação de gás para abastecer seu estabelecimento com segurança e agilidade.

O fornecimento de gás para empresas é realizado por meio do sistema Bobtail de abastecimento a granel. Isso confere mais praticidade, já que o abastecimento é feito de maneira programada, sem pausas no fornecimento e de modo personalizado, respeitando a demanda da cafeteria.Nós, da Consigaz, contamos com equipes altamente capacitadas e oferecemos um serviço com custo-benefício excelente, além de garantir suporte, assistência técnica e manutenções preventivas regulares para garantir um uso seguro! Quer saber mais? Visite o nosso site e entenda tudo o que a Consigaz pode fazer pela sua cafeteria!