Um dos segredos para o sucesso de um restaurante é ter um bom desempenho! É claro que receitas inovadoras e pratos saborosos são essenciais para atrair e cativar os clientes. Porém, se a cozinha não for eficiente, será muito mais difícil prosperar nesse ramo. E uma boa maneira de melhorar o desempenho (e ainda economizar) é investir na chapa a gás!

Chapas a gás GLP ajudam a agilizar os processos na cozinha para a equipe dar conta da demanda, sem abrir mão da qualidade. Afinal, além de tornar o preparo dos alimentos mais rápido, o equipamento é versátil e pode ser utilizado para vários tipos de receita.

Quer saber por que utilizar a chapa a gás? Neste post, a gente conta 4 vantagens desse aparelho para restaurantes!

Chapa a gás, churrasqueira ou grelha?

A primeira coisa a esclarecer é que existem diferenças entre a chapa a gás, a grelha (ou char broiler) e a churrasqueira, e cada equipamento é voltado para uma finalidade específica, como explicaremos a seguir.

Chapa a gás

A chapa a gás, como o nome já sugere, é um equipamento de superfície plana e lisa. Ela favorece o preparo de alimentos como carnes e hambúrgueres, já que esquenta rápido, mas também é perfeito para outros tipos de receitas.

Além disso, a chapa a gás é retangular e, normalmente, é mais espaçosa do que uma frigideira. Outra vantagem é o fato de ser capaz de alcançar temperaturas mais elevadas e reter melhor o calor, o que colabora para um preparo mais uniforme.

Churrasqueira

A churrasqueira a gás também é muito utilizada em restaurantes. Ela não é tão prática quanto a chapa por ser maior e não ser tão versátil. Assim, seu uso é mais indicado para restaurantes especializados em carnes, como churrascarias.

Na hora de escolher a churrasqueira, é interessante optar pelo modelo a gás, já que é mais sustentável do que os modelos convencionais a carvão e mais econômico do que os modelos elétricos.  Além disso, a churrasqueira a gás esquenta com mais rapidez, o que agiliza o preparo das carnes.

Grelha

A grelha, também conhecida como char broiler, não tem uma superfície lisa, mas sim sulcos na parte superior. A estrutura das grelhas equipamento é aberta e elas operam em fogo alto, proporcionando um toque gourmet aos alimentos.  

A fonte de calor pode ser gás ou eletricidade, mas o mais indicado é utilizar grelha a gás, por conta do desempenho e da economia.

Quais as possibilidades de uso da chapa a gás?

O fato de servir para preparar alimentos de diferentes consistências torna a chapa um aparelho muito versátil e útil para a cozinha de um restaurante, já que a versatilidade permite preparar vários pratos ao mesmo tempo e otimizar a produção.

Por exemplo, na chapa a gás é possível preparar vários alimentos, como carnes diversas, hambúrgueres de carne e vegetarianos, bacon, grelhados, ovos e panquecas. 

Quais as vantagens de usar a chapa a gás?

Aquecimento rápido

As chapas a gás têm queimadores embaixo de suas grossas placas e, quando tais queimadores são acesos, eles esquentam a superfície de cozimento. Já as chapas elétricas esquentam por baixo ou por elementos incorporados na placa, que é mais fina.

Essa dinâmica de funcionamento faz com que a chapa a gás leve menos tempo para atingir altas temperaturas em relação à chapa elétrica, o que é uma grande vantagem para agilizar os processos da cozinha.

Temperatura uniforme

Além disso, o GLP é capaz de manter a superfície aquecida de maneira mais homogênea em comparação com a energia elétrica. Assim, os alimentos conseguem assar por inteiro e ganhar muito mais sabor. As carnes, por exemplo, ficam no ponto exato: macias e suculentas!

Alto desempenho

Outra vantagem das chapas a gás é seu desempenho. Como o GLP tem alto poder calorífico e produz mais energia gastando menos, os modelos a gás são bem mais eficientes e econômicos do que as chapas elétricas, o que é ótimo para economizar recursos e tornar a cozinha do restaurante mais produtiva.

Menor custo

Por falar em economia, para cozinhas industriais com alta demanda, o GLP sai muito mais barato do que outras opções como o gás natural e a eletricidade. Isso porque a tarifa do GLP é mais barata, sobretudo quando falamos em uso por longos períodos. Assim, optar pela chapa a gás no restaurante também ajuda a poupar dinheiro.

Como escolher a chapa a gás ideal?

Existem vários elementos que devem ser analisados ao comprar uma chapa a gás para o restaurante. O primeiro deles é o tamanho do aparelho, que deve ser suficiente para suprir a demanda, de acordo com o movimento do local.

Hoje, há chapas de tamanhos que variam entre 45 cm e 1m e 50 cm de comprimento no mercado. Para descobrir o ideal, é interessante calcular a média de refeições preparadas nos momentos de demanda mais alta.

Além disso, há modelos específicos para determinadas funções, como a chapa bifeteira, a chapa sanduicheira e a chapa para lanches em geral. Investir numa chapa mais especializada pode valer a pena de acordo com seu nicho e sua necessidade.

Também é importante verificar o material da chapa a gás. Hoje, a maioria das chapas são fabricadas em aço inox ou ferro. Em geral, os modelos de inox apresentam maior durabilidade, o que pode ser bem útil para a intensa demanda de um restaurante.

Outro ponto a se considerar é a qualidade dos queimadores, que devem ser feitos em ferro fundido ou alumínio de qualidade boa, porque isso afeta na qualidade da chama e ajuda a poupar gás.

Por fim, escolha uma chapa de placas grossas, que mantêm a temperatura homogênea por mais tempo e ajudam na produtividade do restaurante.

Leia também: Forno a gás para a padaria: Veja os melhores modelos

Gás GLP em restaurantes

GLP nada mais é do que o Gás Liquefeito de Petróleo, um combustível composto basicamente de butano e propano que pode ser obtido pelo refino do petróleo cru ou produzido a partir de reservas de gás natural.

O GLP é comercializado em seu estado líquido e é transportado em cilindros ou botijões para qualquer região do Brasil. Essa alta capilaridade é um dos segredos do sucesso do GLP no setor de food service, já que consegue chegar a restaurantes localizados em qualquer lugar do país, das cidades mais remotas até os grandes centros urbanos.

Além de ter alta capilaridade e ser muito democrático, o GLP pode ser empregado para várias finalidades em um restaurante. Embora seja conhecido como gás de cozinha popularmente, cozinhar não é sua única função. Na verdade, trata-se de uma fonte de energia muito versátil, uma vez que mantém a temperatura dos equipamentos utilizados na cozinha constante e proporciona um aquecimento uniforme.

Devido a essa versatilidade, o GLP é extremamente utilizado no food service. É ele quem mantém os aparelhos na temperatura correta e permite preparar diversas receitas deliciosas, aliando seu alto potencial de gerar calor a um aquecimento rápido e homogêneo, garantindo pratos incríveis!

Ou seja, o GLP é popular em restaurantes pois, além de ter alto poder de gerar energia e ser muito eficiente, ainda é versátil e seguro para uso em cozinhas de qualquer porte, desde que a instalação e a manutenção sejam feitas da maneira adequada.

Quais as vantagens de utilizar o gás GLP em restaurantes?

Há várias boas razões para se usar GLP no restaurante. Ele apresenta muitas vantagens em comparação a outras fontes de energia, como, por exemplo:

Eficiência energética

A eficiência energética é um grande trunfo do GLP.  Normalmente, restaurantes têm um intenso ritmo de operação e gastam bastante energia para suprir a demanda. Os equipamentos usados na cozinha consomem muita energia e ficam ligados por longos períodos. Assim, se todos os aparelhos fossem elétricos, a conta de luz seria caríssima!

Para dar conta do alto consumo, a fonte de energia adotada no restaurante deve ser eficiente, como o GLP. Como ele é um gás de alto potencial calorífico (ou seja, tem muito poder de gerar calor), ele produz mais energia gastando menos.  

Economia no consumo

Junto com a eficiência do GLP vem a economia que ele promove, pois, além de consumir menos para produzir a mesma quantidade de energia, tem tarifa menor do que a da energia elétrica.

Como a demanda dos restaurantes é muito intensa e os equipamentos, como a chapa a gás, precisam operar em alta potência, sai muito caro usar aparelhos elétricos. Optar por equipamentos a gás GLP na cozinha é a melhor forma de economizar!

Praticidade

Como o GLP pode ser transportado facilmente em cilindros ou botijões e tem ampla disponibilidade, ele chega a qualquer canto, sem depender de de canalização e de gasodutos, de acordos políticos ou de quaisquer outros fatores, sendo muito mais prático e acessível para restaurantes de qualquer porte e nicho.  

Facilidade de controle de temperatura

Uma característica do GLP que o torna muito atrativo para o uso em restaurantes é a facilidade em controlar a temperatura do equipamento. Isso é importante, porque muitos alimentos exigem uma temperatura homogênea para atingirem o ponto certo e ficarem gostosos.

Além disso, devido ao fato de aquecer rapidamente e manter a temperatura constante, o GLP otimiza o uso dos equipamentos (como a chapa a gás) e agiliza o preparo das receitas.

Alimentos mais saborosos

Muitos pratos, como carnes e hambúrgueres, exigem temperaturas bem altas e homogêneas para que fiquem selados e suculentos. Ou seja, além de todos os benefícios, o GLP ainda proporciona alimentos deliciosos para atrair os clientes.

Possibilidade de controle do consumo

Com o GLP, é fácil controlar o consumo de energia. As tarifas de eletricidade não são fixas, e, por isso, é tão difícil controlar o seu uso e “prever” o valor da próxima fatura. Isso pode gerar surpresas desagradáveis no fim do mês.

Com o GLP, isso não acontece. Como o fornecimento do gás para os restaurantes é feito a granel, sob demanda, é possível saber precisamente quanto se está pagando, e planejar melhor o consumo.

Facilidade no uso

O GLP proporciona o aquecimento imediato da chapa a gás: basta um toque no botão para o equipamento ligar, sem complicações. Isso resulta num preparo mais ágil, fácil e eficiente das receitas, elevando o grau de produtividade na cozinha.

Leia também: Gás natural e GLP: entenda as diferenças entre os tipos de gás

O que levar em conta na hora de fechar negócio com uma empresa de gás?

Agora, para obter todos os benefícios do GLP, é importante tomar alguns cuidados quanto à instalação e manutenção. Por isso, na hora de contratar o serviço, procure uma empresa consolidada e experiente, que tenha know-how e profissionais capacitados em seu quadro, como a Consigaz.

Uma boa maneira de se certificar se a empresa tem realmente experiência no assunto e presta um serviço de qualidade é buscar referências de antigos clientes, além de pesquisar por avaliações na internet.

No ato da contratação, transmita todas as informações sobre o restaurante para o especialista, pois a fornecedora de GLP irá fornecer um projeto de instalação personalizado, que leve em conta o espaço físico, a estrutura do local, a demanda e o perfil de uso.

Também é importante ficar atento ao cumprimento das normas de segurança, como as normas da ABNT e do Corpo de Bombeiros. Empresas responsáveis, como a Consigaz, realizam uma série de testes e regulagens nos equipamentos e instalações antes que o uso do gás seja autorizado. Além disso, é importante se assegurar de que a empresa oferece suporte e manutenção preventiva periódica, para evitar incidentes.

Se você precisa contratar o serviço de GLP para seu restaurante, precisa conhecer a Consigaz. Somos uma empresa com mais de 40 anos de experiência, atuando no engarrafamento, na distribuição e na comercialização de GLP para uso doméstico e empresarial.

Oferecemos os melhores serviços em instalação e fornecimento de GLP, e contamos com os profissionais mais qualificados da área para distribuir GLP de forma segura, ininterrupta e com o melhor custo-benefício do mercado. Também oferecemos suporte e manutenção para garantir a segurança de seu negócio.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Visite o nosso site e conheça os benefícios que a Consigaz oferece às empresas.

Clique no banner e saiba mais!