Os restaurantes self-service costumam fazer bastante sucesso, já que são uma alternativa prática e econômica para quem quer uma refeição rápida e saborosa. Por isso, muitos empreendedores optam por esse tipo de estabelecimento ao montar um novo negócio.

Administrar um self-service tem desafios próprios e algumas peculiaridades que precisam ser levadas em consideração na hora de estruturar o negócio. Afinal, é preciso pensar no público, na localização, nos custos, na estrutura, no cardápio e em outros detalhes envolvidos no processo.

Neste artigo, vamos mostrar o caminho das pedras para quem sonha em abrir um restaurante self-service e não sabe por onde começar.

Como montar um restaurante self-service?

Iniciar um novo negócio sempre dá um certo frio na barriga. Com as dicas que traremos a seguir, vai ficar mais fácil planejar e estruturar o empreendimento.

Planejamento financeiro

O primeiro passo da criação de qualquer tipo de negócio é o planejamento financeiro. É ele que vai determinar os caminhos a serem traçados para que o restaurante prospere.

Seu plano deve ser o mais detalhado possível e conter informações como o capital disponível, o lucro esperado e as fontes de onde os recursos virão. É importante listar também os custos com o aluguel do espaço, com as contas, com obras, com equipamentos e utensílios, com a folha de pagamentos, entre outras despesas.

Público-alvo

Também é necessário definir o seu público-alvo. Afinal, isso impacta diretamente outras decisões, como a localização do estabelecimento, o cardápio e o preço.

Os restaurantes self-service já contam com a enorme vantagem de ter um público bem abrangente. Normalmente são pessoas que trabalham nas redondezas e buscam um bom lugar para almoçar.

Mas existem restaurantes que atendem mais determinados perfis, como executivos, profissionais liberais, funcionários de escritórios e por aí vai. Também é preciso levar em conta as preferências desse público: se preferem receitas mais sofisticadas ou gostam mesmo é do clássico bem feito, se valorizam pequenos “luxos” como um café com chantilly depois da refeição, se gostam de mais variedade ou de um restaurante mais nichado, com foco em determinada especialidade etc.

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Localização

A localização está diretamente ligada ao público que se pretende atingir. Em geral, os melhores locais para instalar um restaurante self-service são os grandes centros e os bairros que abrigam várias empresas e escritórios. Mas essas praças também costumam ser as mais concorridas.

Na hora de definir a localização ideal, leve em conta o poder aquisitivo médio em cada área, a concorrência, a segurança, entre outros fatores relevantes.

Estrutura

Outra vantagem de montar um self-service é que a estrutura do restaurante costuma ser razoavelmente simples. Entretanto, é necessário oferecer uma ótima experiência, e isso passa pelo conforto das dependências, pela decoração do ambiente, pela climatização, entre outros fatores.

Programa-se para que o espaço tenha um salão amplo para as refeições, balcões espaçosos para que os clientes possam se servir com comodidade, banheiros confortáveis, uma cozinha bem equipada, com eletrodomésticos e utensílios de boa qualidade.

Itens como ar-condicionado, cadeirinha infantil e máquina de café expresso são adicionais que melhoram a experiência dos clientes e podem ser muito bem-vindos, dependendo do público que se quer alcançar.

Equipamentos e utensílios

É necessário investir em equipamentos e utensílios de cozinha de boa qualidade e que sejam econômicos. Aparelhos a gás, como fornos, fogões, fritadeiras e chapas, costumam ser mais duráveis e consumir menos energia, o que é sempre recomendável para um negócio.

Além disso, itens como panelas, frigideiras, talheres, liquidificadores, processadores, facas de corte e outros utensílios usados no preparo das receitas também devem ser de qualidade, pois interferem no sabor e na apresentação dos pratos.

Cardápio

O cardápio é outro item que merece muita atenção ao abrir um restaurante self-service. Em geral, esse tipo de estabelecimento costuma oferecer bastante variedade, para agradar a diversos paladares.

Mas existem alguns restaurantes que se especializam em determinada culinária, por exemplo, a japonesa ou a árabe, e oferecem saborosas receitas no sistema self-service. Tudo depende do nicho que você decidir atuar.

O que não deve faltar, de um modo geral, é: um buffet caprichado de saladas, os clássicos da culinária brasileira (como arroz, feijão e massas) e carnes variadas. Se quiser agradar ainda mais, ofereça boas opções de sobremesas e sucos naturais feitos na casa.

Colaboradores

Ao montar a equipe, foque no treinamento dos colaboradores para que possam oferecer um serviço ágil, eficiente e de qualidade. Acredite, isso faz toda a diferença para um negócio na fase inicial.

O tamanho da equipe depende de vários fatores, mas você vai precisar pelo menos de um bom cozinheiro, um auxiliar de cozinha, garçons ou recepcionistas, um caixa e uma pessoa para comandar a balança.

Licenças e regulamentações

Finalmente, é preciso cuidar da parte burocrática de ter um restaurante. É necessário cumprir as normas do Código Sanitário, registrar o estabelecimento na Junta Comercial, fazer os registros no INSS, na Secretaria da Fazenda, na prefeitura e na Vigilância Sanitária. Também é preciso obter o alvará de funcionamento na prefeitura.

Cuidados com higiene e conservação dos alimentos

Ter um restaurante exige um cuidado rigoroso com a higiene e a conservação dos alimentos. No caso de um self-service, a atenção deve ser ainda maior, já que a rotatividade é alta e os pratos ficam expostos por longos períodos.

Para evitar problemas, é importante controlar o tempo de exposição dos alimentos no buffet e a temperatura. Na cozinha, tudo deve ser devidamente higienizado e armazenado da forma correta. Atente também para o cumprimento das normas da Vigilância Sanitária para restaurantes.

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Como aumentar a lucratividade do restaurante self-service?

Falamos sobre a parte prática de montar um restaurante self-service. Mas como tornar o negócio realmente rentável e aumentar sua lucratividade? Confira as dicas a seguir.

Evite desperdícios de alimentos

É muito fácil desperdiçar alimentos em um self-service. E esses pequenos desperdícios diários, quando somados, podem resultar em um rombo no orçamento do restaurante. Por isso, é importante ter um rígido controle de estoque, analisar o processo de produção do restaurante (que começa já na aquisição dos ingredientes) e sempre buscar torná-lo mais eficiente.

Também é importante prever a demanda diária a partir do histórico do restaurante e equilibrar a relação entre a produção e a demanda. Assim, evita-se a necessidade de descartar alimentos e perder dinheiro.

Venda por delivery

O delivery se fortaleceu na época da pandemia e nunca mais perdeu força. Por isso, adotar as entregas em domicílio pode ser uma excelente vantagem competitiva para um self-service.

Ao investir no delivery, você consegue ampliar o seu público consumidor e aumentar a rentabilidade do estabelecimento. Foque na entrega de marmitas prontas e bebidas e escolha entre um entregador próprio ou cadastrar o restaurante num aplicativo específico.

Invista em marketing

Hoje, não dá mais para prosperar no setor de alimentação sem investir em marketing. Por mais bem localizado que o estabelecimento esteja, é importante divulgá-lo em canais apropriados para atrair mais pessoas. Só assim será possível construir uma marca forte, que seja reconhecida e preferida pelos clientes na hora de buscar um restaurante.

A melhor maneira de fazer isso é usar as ferramentas do marketing digital. O investimento é bem menor em relação às mídias convencionais, e os resultados são muito mais expressivos. Por isso, concentre-se em produzir conteúdo específico nas mídias sociais, faça anúncios por geolocalização, cadastre seu restaurante no Google Meu Negócio, entre outras ações.

O bom é que o marketing digital praticamente não oferece limites: com um pouco de criatividade, tudo é possível. Você pode divulgar promoções exclusivas, comunicar aos clientes o cardápio do dia, conceder descontos para seguidores, criar um programa de fidelidade online, entre outras possibilidades.

Utilize GLP

Adotar uma fonte de energia eficiente é essencial para aumentar a lucratividade do restaurante self-service. O GLP é a mais indicada para esse tipo de estabelecimento. A cozinha de um restaurante é muito produtiva e opera com diversos equipamentos ligados quase em tempo integral. Para que a fatura não fique altíssima no fim do mês, vale muito a pena trocar os equipamentos elétricos pelos modelos a gás.

Como o GLP é um combustível de alto desempenho, ele produz mais energia gastando menos. Seu preço também é mais acessível do que a tarifa da energia elétrica, o que o torna uma opção muito mais eficaz. Ao adquirir aparelhos a gás, a economia é gritante, e isso se reflete na lucratividade.

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A Consigaz tem a melhor opção de GLP para o seu restaurante

Para usufruir de todos os benefícios do GLP para restaurantes, é preciso contar com um fornecedor de confiança. A Consigaz atua há mais de 40 anos no setor e tem uma vasta experiência em fornecimento de GLP para empresas, incluindo restaurantes. Nossos profissionais são treinados para oferecer o melhor serviço quando o assunto é engarrafamento, distribuição e comercialização de GLP.

Um de nossos diferenciais para empresas é o App Consigaz. No app, é possível controlar o consumo, solicitar atendimento, visualizar faturas antigas, emitir 2ª via e pagar contas em aberto. Todos os serviços são solicitados direto no aplicativo, com muita praticidade.

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